Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo por uma bola a zero sobre o Tondela:

«A equipa teve mais domínio nos primeiros 25 minutos, fez golo, mas no nosso subconsciente pairou o primeiro jogo da equipa. A equipa não teve estabilidade emocional para estar em vantagem e o Tondela aproveitou e bem. Não estivemos por cima de forma tão assídua como queríamos que acontecesse, não conseguimos pressionar a saída de bola do Tondela, que conseguiu chegar à largura e tirar cruzamentos e não nos deixou avançar no terreno».

[Substituições relacionadas com a falta de domínio?] «Era para dar aquilo que não tínhamos conseguido até então. Faltou ligação no meio, o Pepê consegue fazer isso com clareza e qualidade. Na altura também para ter mais jogo apoiado achámos que o Ola John traria qualidade à equipa e, por momentos, a equipa conseguiu reagir e pôr-se no jogo. O Tondela acabou por cima e olhamos mais para o relógio do que para o jogo».

[Estranhou a falta de superioridade?] «Quando lançámos o jogo com os nossos jogadores falámos sobre as qualidades dos adversários. Nunca passou pela cabeça que o Tondela pudesse adotar o estilo de jogo que nós queremos e nós passássemos a dotar o estilo de jogo que é do Tondela. Mas a verdade é uma, jogámos bem alguns jogos, na Taça da Liga, e perdemos o jogo. Neste momento preferia jogar bem e ganhar, não jogando bem ficamos pelo ganhar. Custa muito jogar bem e perder, custa menos jogar mal e ganhar. Fica uma exibição menos boa num estádio fantástico e numa noite fantástica dos nossos adeptos».

[Paragem benéfica?] «Estas duas vitórias seguidas é bom. Foram conseguidas de forma que vivemos intensamente cada um dos jogos. Há um conjunto de situações a trabalhar e o tempo vai ser importante para nós. A motivação não vem só dos resultados, mas sim do dia-a-dia do nosso trabalho.

[Mercado] «O Mattheus entra e é isso. Pode ajudar o grupo, é um jogador com boa qualidade técnica, está identificado com a cidade e com o clube. Esperamos que seja feliz juntamente connosco».