Praticamente arredado da luta pelo quinto lugar, o V. Guimarães joga esta sexta-feira com o Moreirense o primeiro de três jogos que faltam até ao final da época. José Peseiro assumiu o comando técnico do clube há sensivelmente dois meses, tendo mais uma época de contrato. Neste cenário, o futuro do técnico no clube foi o tema mais debatido na conferência de imprensa de lançamento do encontro.

«Importa refletir e estamos a refletir, todos, sobre aquilo que é o futuro do Vitória, a pensar sobre aquilo que é a organização, a gestão, as estruturas e os recursos. O Vitória faz parte da história do futebol português, com uma massa associativa exigente, é um clube com um estádio lindo, uma história grande e está entre os cinco melhores clubes portugueses. Perante esta premissa tem de encontrar uma consistência na classificação. Evidentemente que esta consistência na última década foi perturbada pelos constrangimentos financeiros, que estão resolvidos», começou por referir o treinador.

Peseiro continuou o seu discurso, afirmando que no seu entender o clube vimaranense precisa de um modelo de jogo mais positivo para ser mais consistente. «Estamos a pensar e a refletir como é possível estar mais vezes a apresentar consistência de classificação e de participação nas competições europeias. Entendo que o modelo de jogo para o Vitória lutar sistematicamente pelos primeiros lugares passa por um modelo e jogo transversal mais positivo e dominador. Para isso é preciso recursos, é disso que estamos a falar, e não estamos a falar só de jogadores, mas sim de toda a espécie de recursos. É um momento para que o Vitória seja aquilo que esta cidade e o futebol português espera», atirou.

Sobre o jogo com o Moreirense, o treinador diz que está em causa a «honra e dignidade» dos seus jogadores, assegurando que é importante «respeitar o Moreirense e os outros clubes que estão na luta pela manutenção». Em relação ao objetivo de chegar ao quinto lugar, o treinador descartou essa luta. «Só com um milagre é que pode ser possível, mas não somos tolos», disse.

O embate entre o V. Guimarães e o Moreirense está agendado para as 20h30 desta sexta-feira no Estádio D. Afonso Henriques.