Rui Vitória, treinador do V.Guimarães, lançou esta quinta-feira o jogo inaugural da 23ª jornada da Liga, em que a sua equipa recebe o Marítimo. O técnico perspetiva «uma batalha difícil», mas assume que o grupo de trabalho «quer muito ganhar» para pôr fim a uma série de cinco jogos sem vencer.
 
«Os últimos resultados não foram aqueles que nós queríamos, mas sabemos que são fases que as equipas têm. A equipa tem vindo a crescer, temos vindo a melhorar e os jogadores que têm vindo a chegar estão a integrar-se de uma forma muito segura. Não vamos ficar chocados pelos resultados que tivemos, porque não estivemos aqui aos gritos quando ganhámos», referiu o treinador em conferência de imprensa.
 
Apesar da fase «menos boa», Rui Vitória diz que a sua equipa não vai mudar a foram de atuar: «As equipas quando passam por fases menos positivas não podem mudar o seu ADN nem a sua identidade. A nossa identidade não se esconde, somos uma equipa que vai à procura do resultado, não tem acontecido, mas não vamos mudar o que quer que seja. Merecemos a vitória, e vamos à procura».
 
Em relação ao seu adversário, o Marítimo, o técnico diz tratar-se de uma equipa que «mudou de treinador no início da época, tem tido alternância de resultados e quer muito chegar aos lugares de cima, mas não tem conseguido». O treinador acrescenta que o facto de os insulares virem de uma derrota em casa, diante do Belenenses, «naturalmente perturba» o estado de espírito da equipa madeirense.

Questionado pelos jornalistas, Rui Vitória recusou a existência de qualquer pressão pelo facto de o Belenenses estar a apenas três pontos. Isto depois de na semana passada o treinador ter assumido a luta pelos lugares europeus. «Quem estiver atrás que venha, quem estiver à frente nós vamos tentar apanhar. Ainda há muitos pontos em disputa para se perder e para se ganhar. Pelo trabalho que temos feito, merecemos ter sucesso no final da época.
 
Relativamente a Tyler Boyd, reforço contratado para a próxima época, Rui Vitória teve uma reação curiosa. «Não podemos ir buscar jogadores consagrados, vamos tentar consagrá-los aqui. É um jogador jovem, rápido, que se integra nesta ideia do clube», mencionou.
 
O encontro entre o V.Guimarães e o Marítimo está agendado para as 20:30 desta sexta-feira no Estádio D. Afonso Henriques. Bernard e Alvez não têm treinado e devem aumentar o leque de indisponíveis de Rui Vitória.