É um Vitória de Guimarães com a moral em alta aquele que se desloca ao Funchal para defrontar o Marítimo, esta segunda-feira, no jogo de encerramento da jornada. Quem o diz é Rui Vitória, treinador dos minhotos, apoiado nas exibições diante do Benfica o do FC Porto. O técnico pretende cavar um fosso para o Marítimo e aproximar-se do quinto lugar.

«Na Luz tivemos uma boa prestação e com um bocado de infelicidade não vencemos o Porto. Temos noção de que estamos bem e que temos capacidade para disputar os jogos. Há a noção de que estamos a fazer as coisas bem», referiu Rui Vitória na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques.

Rui Vitória diz que o seu grupo de trabalho tem vontade de fugir ao Marítimo e dar seguimento ao trabalho desenvolvido até agora: «Acho que vai ser um jogo bem disputado, difícil para as duas equipas. Se por um lado o Marítimo nos quer ganhar, por outro lado nós queremos distanciar-nos porque este adversário está perto de nós. Um resultado negativo para o nosso adversário será uma machadada naquela equipa. Vamos com uma grande vontade de dar seguimento ao que estamos a fazer».

«Ausências abrem novas oportunidades»

O V. Guimarães não pode contar com Douglas, guarda-redes que esta segunda-feira perde o estatuto de totalista. O técnico desvaloriza essa questão dizendo que se trata de um oportunidade para outros aparecerem, neste caso uma oportunidade para Assis se estrear no campeonato.

«Preocupo-me por não ter toda a gente disponível, mas tento não fazer problemas destas questões. Abrem-se novas oportunidades e quem está cá dá conta do recado. O Assis é um excelente guarda-redes, tem o espírito de campeão e de quem quer vencer na vida e que trabalha sempre a 200%», disse Rui Vitória, que também não poderá contar com Marco Matias e Pedro Correia.

O treinador referiu-se várias vezes em fugir ao Marítimo na tabela classificativa, que se encontra apenas a três pontos na classificação. Um triunfo significará ao mesmo tempo uma aproximação ao quinto lugar, pertencente ao Nacional e que não somou qualquer ponto esta jornada com a derrota em Braga. Rui Vitória evitou pronunciar-se sobre a hipotética aproximação aos lugares europeus.

«Queremos ganhar para fugir ao clube que está atrás e para nos aproximar do clube que está à frente. Se estamos no décimo lugar queremos chegar ao nono, se estamos em sexto queremos estar no quinto, e por aí fora. O adversário da frente já perdeu pontos no seu jogo, nós temos um jogo pela frente e pontos para disputar. É este o nosso foco, e não questões mais à frente de classificação».

O V.Guimarães parte para a Madeira ao início na noite, altura em que deverão ser anunciados os convocados de Rui Vitória para o jogo do Estádio dos Barreiros. O apito inicial está agendado para as 20 horas de segunda-feira.