Sérgio Conceição, treinador do Vitória de Guimarães, em declarações na sala de imprensa, no final do empate dos vimaranenses, neste sábado, em Tondela.

«Este foi um jogo mal jogado. Teve muito jogo jogo direto da parte do Tondela, muitos duelos e segundas bolas. A partir da segunda parte, quando o campo ficou melhor, começámos a jogar e a mostrar mais o que somos como equipa. De qualquer maneira, o jogo não era fácil, por tudo o que se passou na semana do Tondela, pela pressão que estes jogadores têm de encara todos os jogos como finais. Nós estávamos precavidos para esse tipo de sentimento do adversário. E a minha equipa tem um bom espírito e tem uma entrega muito boa ao jogo. E hoje teve de ser assim outra vez. O relvado, no início da partida estava impraticável. O que me parece é que apesar de termos mais situações no último terço, o resultado acaba por ser justo. E quero realçar o sexto jogo sem perder e que continuamos na luta pelos nossos objetivos.»

[mais um ponto para a luta pela Europa?]

«Nós queríamos muito ganhar aqui para dar continuidade ao que temos feito. Não conseguimos, mas é mais um ponto que somamos. Estes jogadores têm tido um comportamento fantástico e com este espírito vamos conseguir os nossos objetivos. A equipa está preparada, e o que me deixa contente é entrar no balneário e sentir uma grande desilusão e tristeza dos jogadores, porque eles estavam convictos que iam ganhar este jogo.»

[estava descontente com a exibição de Xande Silva?]

«Estava. Há decisões que tomamos que não têm a ver com o falhar de um drible ou de um remate, ou algo assim. Tem a ver com o comportamento. Pode acontecer um jogador estar menos bem. E achei que o Xande estava num dia não, como noutros jogos esteve em dias sim. Mas continuo a ter total confiança nele, tal como a equipa. Naquele momento achei que era melhor entrar o Victor Andrade.»

[sobre os jogadores que se estrearam]

«Gostei [das exibições]. Acho que entraram bem. O Rosell deu alguma estabilidade ao meio-campo; O Victor Andrade deu profundidade e velocidade às nossas saídas para o ataque. E o Bruno Mendes, quando entrou, também conseguiu segurar com qualidade. É um jogador que merece esta entrada na primeira equipa.»

[sobre a expulsão]

«Eu presumo que o árbitro se tenha enganado. Muito sinceramente. Quando ele me expulsou eu estava a mandar sentar os jogadores, porque estava toda a gente de pé. Presumo que ele se enganou porque eu não disse absolutamente nada.»