Depois da jornada europeia o velho rival. Sp. Braga e V. Guimarães medem forças este domingo separados apenas por um ponto na tabela classificativa. Os vimaranenses estão à frente e venceram na última jornada, mas os bracarenses saíram com mais vontade de sorrir do primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa. Siga o jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

Sp. Braga: jornada história na última quinta-feira. O conjunto de Abel Ferreira perdeu em Setúbal na última jornada, viu o rival conseguir um ponto de vantagem no campeonato, mas deu um pontapé nesse cenário menos positivo com o triunfo em solo alemão. A equipa do Sp. Braga venceu o Hoffenheim (1-2) no primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, e recebe o rival com a moral em alta.

V. Guimarães: sentimento contrário ao do rival. A equipa da Cidade Berço venceu o Boavista (1-0) na última jornada do campeonato e ultrapassou os bracarenses na classificação, parecendo partir para uma fase positiva. Do jogo com o Salzburgo sobra um empate caseiro (1-1), tímido, em que fisicamente a equipa se revelou muito desgastada. O conjunto de Pedro Martins enfrenta o Sp. Braga entre a alegria interna e a desconfiança internacional.

Indisponível

Sp. Braga: Dyego Sousa (suspenso) e Marafona, Mauro e Wilson Eduardo (lesionados).

V. Guimarães: Vigário (lesionado).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «É um jogo diferente, até pelo mediatismo, mas o que procuro dizer aos meus jogadores é que há fatores que controlamos. O que lhes peço é que controlem as suas tarefas individuais e coletivas. O segredo acaba por ser esse esse, alhearmo-nos do que não podemos controlar, como a pressão e a rivalidade».

Pedro Martins (V. Guimarães): «Esperamos dar uma resposta boa, como equipa estamos a querer voltar ao nosso nível, estamos a crescer, e queremos dar uma boa reposta no domingo. A equipa está preparada. Os índices físicos de vários jogadores que estão ainda numa fase inicial estão a melhorar e estamos confiantes que podemos fazer um resultado, que é conquistar os três pontos».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Domínio incontestável do Sp. Braga no que ao registo de receções ao rival V. Guimarães diz respeito. Num total de 66 jogos entre os dois emblemas na cidade dos arcebispos a equipa da casa soma 40 triunfos, sendo que o Vitória foi feliz em 13 ocasiões, registando-se igual número de empates. Contudo, nos últimos dois anos o V. Guimarães esboçou contrariar a tendência recente e venceu pela primeira vez na Pedreira na última época, pondo fim a um jejum de quinze anos sem vencer no terreno dos bracarenses.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sp. Braga

V. Guimarães