O V. Guimarães derrotou o Tondela na manhã deste sábado naquele que foi o derradeiro jogo de preparação dos estágios das equipas de Luís Castro e Pepa. Num embate entre emblemas da Liga, os vimaranenses acabaram por marcar o golo que fez a diferença já perto do fim por intermédio do atacante colombiano Óscar Estupiñán.

Rafa Soares está na génese da jogada que fez abanas as redes ao minuto 85, o avançado fez depois o resto ao desviar de forma decisiva na cara do guarda-redes. O golo apontado traduziu a supremacia do Vitória, que na primeira parte mandou duas bolas aos ferros, uma das quais na cobrança de uma grande penalidade.

Com este triunfo o V. Guimarães soma por vitórias os três jogos realizados até agora na pré-temporada, tendo anteriormente batido o Penafiel e a Oliveirense, ambos do segundo escalão. Já o Tondela averbou esta manhã em Quiaios a primeira derrota depois de ter conseguido duas vitórias (Académica e Oliveira do Hospital) e um empate frente ao Anadia.

DECLARAÇÕES DOS TREINADORES:

Pepa (Tondela): «No geral o estágio correu muito bem, dentro do que planeamos com os processos a ser bem assimilados na medida em que mantivemos uma base da época passada. Temos de perceber os erros que foram cometidos e não ter medo de analisar. Com naturalidade as coisas durante a época vão correr como nós queremos. O desafio é ter o cuidado de não ficar obcecados com conseguir mais pontos ou uma melhor classificação. Temos de integrar os que estão a chegar, com quinze dias de trabalho a organização defensiva é já assinalável, com o tempo o processo ofensivo vai melhorar».

Luís Castro (V. Guimarães): «O jogo atingiu os objetivos que queríamos, que era consolidar o processo defensivo da equipa e ter mais oportunidades de golo. A equipa quando aumenta o volume ofensivo não pode, ao mesmo tempo ter desequilíbrio. Se olharmos ao resultado do treino, que neste momento não tem muito sentido, acho que as oito oportunidades que criámos, em que uma delas é de penálti, poderia levar o jogo para outros contornos e outras caraterísticas que eu gostaria de trabalhar, suportar o plano ofensivo do adversário. Em termos de observação o jogo atingiu aquilo que queríamos».