Depois do adeus com estrondo às competições europeias, com duas derrotas difíceis de digerir diante do estreante Altach, o V. Guimarães dá o pontapé de saída nas provas internas com a sempre complicada deslocação ao Estádio do Dragão.
 
Um embate evitável nesta fase da temporada, uma vez que a desqualificação europeia, um dos grandes objetivos da época, reduziu consideravelmente a margem de manobra do técnico Armando Evangelista. Se a desconfiança perante um técnico com pouco currículo era elevada, o falhanço inicial acrescentou ainda mais reticências nos adeptos.
 
Será, por isso, um V. Guimarães a lutar contra o mau momento e contra a má imagem deixada nos dois jogos oficiais aquele que se irá apresentar na casa do FC Porto. Mais do que isso, os vimaranenses lutam também contra a história, uma vez que os registos das visitas à Invicta para defrontar os azuis e brancos são intimidatórios.
 
Desde logo, o V. Guimarães nunca venceu no Estádio do Dragão. Em treze jogos disputados no novo anfiteatro portista, o máximo que os vimaranenses conseguiram foi um empate tímido sem golos, em 2005. Nesses mesmos treze embates, conseguiu introduzir apenas três vezes a bola na baliza dos dragões, tendo encaixado quase três de dezenas de golos, 29 mais precisamente.
 
Há três anos e meio que o V. Guimarães não marca um golo no Dragão, tendo ficado em branco nas últimas quatro deslocações ao reduto portista. Faouzi foi o autor de tal proeza em fevereiro de 2012, não evitando, contudo, a derrota por três bolas a uma.  
 
Para encontrar um triunfo do V. Guimarães em terreno azul e branco, é preciso recuar até 1996, já lá vão dezanove anos. O esloveno Zahovic foi o autor do golo do triunfo por três bolas a duas diante do FC Porto de Bobby Robson, que à 32ª jornada já era campeão. 

Desde então, o cenário é negro e regista dezanove derrotas com apenas o tal empate de 2005 pelo meio. No total dos 78 jogos disputados entre o FC Porto e o V. Guimarães com os dragões na condição de visitado, somam-se apenas três triunfos para os minhotos, catorze empates e 61 vitórias para os dragões.
 
É perante este cenário que Armando Evangelista se vai estrear no principal escalão do futebol português, a lutar com o mau momento atual e contra a história. À venda nos serviços do V. Guimarães está meio milhar de bilhetes, número aproximado de adeptos que devem acompanhar a equipa nesta cruzada contra o novo Porto de Lopetegui.