O MOMENTO

V. Guimarães:
depois da melhor primeira volta da sua história, os vimaranenses tentam deitar para trás das costas a derrota no Bonfim, a contar para a Taça da Liga. Duas goleadas por quatro bolas a zero (Nacional e Académica) é o registo dos dois últimos jogos disputados pelo Vitória no D. Afonso Henriques. Rui Vitória e os seus pupilos abrem a jornada tentando cimentar o quarto lugar, pressionando ao mesmo tempo o terceiro lugar dos leões.

Gil Vicente: o conjunto de Barcelos dobrou o campeonato no último lugar da tabela classificativa, com apenas nove pontos, naquele que é a pior primeira volta da sua história no principal escalão do futebol português. José Mota entra na segunda metade da Liga depois de ter sofrido duas derrotas, uma na quarta-feira diante do Marítimo a contar para a Taça da Liga e outra no domingo, em Belém, a contar para o campeonato.

AUSÊNCIAS

V. Guimarães:
Pedro Correia, Defendi, Bouba, Bruno Alves, Alex e Alvez (lesionados).

Académica: Paulinho e Avto (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória: «A pior coisa que se pode fazer é olhar somente para a classificação, isto porque o Gil vai lutar com todas as suas armas e quando se está na luta pela sobrevivência encontram-se forças onde elas não existem. Olhamos para os jogos sempre com a possibilidade se subir na tabela e de somar pontos. Se acontecer uma vitória passamos para o terceiro lugar; é a isso que nos agarramos».

José Mota: «Temos que estar muito concentrados e muito determinados para ter oportunidade de conseguir um resultado positivo. Vamos defrontar uma equipa que está a fazer um excelente campeonato. Está muito bem orientada, tem jogadores que estão a demonstrar muita qualidade, mas fundamentalmente trata-se uma equipa que joga como equipa, ou seja, muito solidária, muito irreverente e que tem jogadores que fazem a diferença. É uma equipa que me agrada ver jogar».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Domínio do V.Guimarães no que às receções ao Gil Vicente diz respeito. Em 23 dérbis minhotos disputados com os barcelenses em Guimarães, o Vitória soma 14 triunfos. Por apenas três ocasiões o Gil Vicente conseguiu sair da Cidade-Berço com os três pontos. O último triunfo gilista no D. Afonso Henriques já tem onze anos. Na temporada 2003/2004 Yuri marcou os dois golos que deram a vitória o Gil. No histórico de resultados registam-se ainda seis empates. Na primeira volta o V.Guimarães ganhou por três bolas a uma com dois golos de Hernâni e um de Bernard.    

Equipas prováveis:

V.Guimarães:
 
 

Outros convocados: Douglas, Moreno, Kanu, Nii Plange, Nassim, Crivellaro, Gui e Ricardo Gomes.

 
Gil Vicente:



Outros convocados: Caleb, Ricardinho, Pek’s, Luís Silva, Leandro Pimenta, Vítor Gonçalves, Diogo Valente e Marwan.