O brasileiro Kanu, reforço de inverno do V. Guimarães proveniente do Standard Liège, já regressou aos treinos e é opção para o dérbi minhoto de sexta-feira. Uma entorse impossibilitou-o de ser convocado para a deslocação a Moreira de Cónegos, mas está recuperado.
 
Boa notícia para Rui Vitória, que se debate com vários problemas da defesa. A recuperação do central evita que o técnico tenha de fazer uma adaptação no eixo da defesa, quando os nomes de Cafú e Bouba eram cogitados para jogar como centrais. Lima Pereira e Denis, jovens da equipa B, trabalham na equipa principal em virtude da razia na defesa, mas a uma estreia num dérbi minhoto com o rival Sp. Braga seria uma aposta de risco.
 
Menos uma dar de cabeça para o técnico que, recorde-se não poderá contar com Josué, que foi expulso em Moreira de Cónegos, e ainda Bruno Gaspar, que completou uma série de cartolinas amarelas. A estes dois castigados juntam-se ainda o lesionado João Afonso, limitando as opções defensivas.
 
Por outro lado, a utilização de Breno poderá ser uma realidade. O Jogador lesionou-se e depois de recuperar teve uma recaída, pela que a sua integração nos treinos foi feita de forma mais cuidada. O lateral esquerdo procura adquirir ritmo competitivo depois de ter falhado os últimos quatro compromissos do conjunto vimaranense.