Pedro Martins abordou esta terça-feira, pela primeira vez, a construção do plantel do V. Guimarães para a temporada 2016/2017. O novo técnico do clube, proveniente do Rio Ave, espera ainda receber «quatro ou cinco reforços para a zona do meio campo e do ataque, onde se registaram mais saídas e mais lacunas».

Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração de um novo ginásio do Grupo Solinca no Estádio D. Afonso Henriques, Pedro Martins referiu que a construção do plantel está a ser feita com critério.

«Da nossa parte tem havido um critério muito bem definido dos alvos que pretendemos, para no final conseguirmos fazer um plantel forte e com identidade. Tenho a certeza que isso vai acontecer, estamos no bom caminho e aquilo que temos procurado é o jogador que se identifique com o clube e com o futebol português», afirmou.

Nesse sentido, Pedro Martins revelou que serão integrados alguns jovens jogadores da equipa B nos trabalhos de pré-temporada: «Obviamente estamos muito focados no que é a nossa equipa B, o Vitória tem um projeto de formação, e muitos jovens vão ter a sua possibilidade e vão fazer parte da pré-época e a partir daí veremos as reais necessidades do clube», esclareceu, apontando nomes como os de Raphinha, Tyler Boyd, Vigário e Areias.

Admitindo que o plantel dificilmente estará fechado no início dos trabalhos, Pedro Martins diz estar precavido para a venda de mais jogadores para além de Cafú. «Estamos preparados para todas as situações, porque os clubes normalmente têm a necessidade de vender ativos, o que é perfeitamente normal. Estamos a trabalhar para quando esses negócios acontecerem nós já termos soluções para nos dar as mesmas garantias», atirou.

Questionado sobre a possibilidade de Henrique Dourado continuar na Cidade Berço, o treinador do V. Guimarães afirmou que «gostaria», mas admitiu, contudo, «que não é fácil» voltar a continuar com o avançado brasileiro, mostrando ao mesmo tempo confiança em Soares, Ricardo Valente e Areias.

O V. Guimarães dá o pontapé de saída da nova época no dia 1 de julho, dentro de sensivelmente semana e meia, sendo que até lá é esperado que mais nomes se juntem a João Aurélio, Rúben Ferreira, Marcílio, Rafael Miranda, Mbemba, Bongani Zungu e Soares na lista de reforços.