O Vitória de Guimarães vai à Luz para jogar o encontro que pode dar o «tetracampeonato» ao Benfica, mas Pedro Martins já disse que não quer saber se há festa ou não e que os vimaranenses vão jogar para vencer.

Os números mostram isso mesmo, sobretudo quando analisamos as estatísticas dos vimaranenses fora de casa. Os pupilos de Pedro Martins são a segunda melhor equipa a jogar fora de portas e se vencerem no Estádio da Luz igualam o Benfica, que lidera esse ranking.

Os encarnados somam 36 pontos longe da Luz em 48 possíveis, enquanto os homens do Berço têm 33, inclusive mais dois dos que conseguiram obter no D. Afonso Henriques.

Os vimaranenses somam 10 triunfos, três empates e três derrotas, registo notável, mas que piorou com a viragem do ano. Até final de 2016, o Vitória perdeu apenas no Dragão (3-0 à 4ª jornada) e em Tondela (2-1 à 11ª jornada, sofrendo uma reviravolta nos minutos finais), somando seis triunfos.

Só que 2017 começou logo com um nulo na Feira, que foi corrigido na deslocação seguinte ao rival Braga (triunfo por 2-1). Depois dessa vitória no dérbi do Minho, a equipa de Pedro Martins esteve três jogos sem vencer longe do Berço: derrota com o Paços de Ferreira (2-0) e empates com o Belenenses e Sporting, ambos a uma bola.

Agora chega à Luz vindo três triunfos consecutivos fora de casa (sete no total), Nacional, Desp. Chaves e V. Setúbal. 

Relativamente a golos, o Vitória de Guimarães marcou 23 e sofreu 14, números que podem preocupar Rui Vitória, já que os vitorianos apenas não marcaram em dois jogos (derrota com o FC Porto e empate com o Feirense) e em sete ficaram com a baliza a zero.

Curiosamente têm mais dois golos marcados que o Benfica fora de casa, embora o registo defensivo das águias seja muito melhor (metade dos golos sofridos).

Caso o Vitória de Guimarães não vença, o Benfica garante de imediato o estatuto de melhor equipa a jogar fora de casa, já que esta é a última deslocação dos minhotos. Os encarnados ainda jogam no Bessa na última jornada.

No terceiro e quarto lugar do pódio de melhores equipas a jogar fora de portas estão o FC Porto e o Sporting, ambos com 31 pontos. Os leões têm nove vitórias, quatro empates e três derrotas, enquanto os dragões têm oito vitórias, sete empates e uma derrota.

Se o Vitória vencer garante no mínimo o segundo lugar deste ranking, já que os perseguidores nunca igualarão o número de pontos, pois têm apenas mais uma deslocação (FC Porto a Moreira de Cónegos e o Sporting à Feira).

CLASSIFICAÇÃO FORA DE CASA:

1º Benfica, 36 pontos, 16 jogos
2º V. Guimarães, 33 pontos, 16 jogos
3º Sporting, 31 pontos, 16 jogos
4º FC Porto, 31 pontos, 16 jogos

DESLOCAÇÕES QUE RESTAM:

Boavista-Benfica, 34ª jornada
Benfica-V. Guimarães, 33ª jornada
Moreirense-FC Porto, 34ª jornada
Feirense-Sporting, 33ª jornada