Dérbi minhoto com os rivais muito distantes na tabela classificativa. Instalado no quarto lugar, mas depois de uma derrota expressiva na Liga Europa o Sp. Braga desloca-se a casa do V. Guimarães com mais dezassete pontos. Pode acompanhar o dérbi AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

V. Guimarães: a intermitência de resultados tem feito da época do conjunto do Pedro Martins uma sombra daquilo que produziu na temporada anterior. A sete pontos do quinto lugar, último que pode dar acesso às provas europeias, os vimaranenses têm pouca margem de erro depois de perderem no Bessa na última jornada.

Sp. Braga: confortáveis na Liga, com uma margem de dez pontos para o quinto lugar, os bracarenses jogam no D. Afonso Henriques a meio de uma eliminatória europeia depois de terem saído derrotados por três bolas a zero do Vélodrome, em Marselha. O conjunto de Abel Ferreira procura reagir à derrota mais pesada sofrida esta época.

INDISPONÍVEIS

V. Guimarães: Jubal (lesionado).

Sp. Braga: Ricardo Ferreira, João Carlos Teixeira e Fransérgio (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Pedro Martins (V. Guimarães): «É um jogo de futebol e não uma questão orgulho, são três pontos em disputa, vamos entrar numa fase importante do campeonato, faltam 36 pontos em jogo e, portanto, pela desvantagem que temos para o quinto lugar o fundamental são os três pontos. É nessa perspetiva que vemos este jogo, independentemente do adversário, sei que para os adeptos, a envolvência das cidades é diferente, mas sendo profissionais este jogo é importante pelos três pontos».

Abel Ferreira (Sp. Braga): «É um jogo diferente, não há favoritos. É um jogo que mexe com uma região, em que há muita emoção e espero que seja um grande espetáculo. Vai ser um grande dérbi, um grande espetáculo e temos de estar focados nas nossas tarefas individuais e coletivas, nas missões táticas e lutar até ao último segundo pelos 3 pontos como temos feito, nomeadamente no campeonato».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Os rivais do Minho já mediram forças 67 vezes na Cidade Berço, tendo o V. Guimarães natural vantagem. Os vimaranenses somam quarenta triunfos, sendo que o Sp. Braga foi feliz no D. Afonso Henriques e doze ocasiões, registando-se ainda quinze empates. Uma tendência que tem sido contrariada nos últimos anos, uma vez que nas quatro última temporadas o Sp. Braga arrancou três triunfos pela margem mínima em Guimarães. Como curiosidade, na totalidade dos jogos disputados entre V. Guimarães e Sp. Braga há neste momento um empate, registando cada um dos clubes 53 vitórias em 134 jogos.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães

Sp. Braga