Derrotados na 15ª jornada da Liga, V. Guimarães e Tondela antecipam o embate da jornada 16 com um embate no D. Afonso Henriques em vésperas natalícias. Siga o jogo AO MINUTO no Maisfutebol.

MOMENTO

V. Guimarães: a cicatriz da eliminação da Taça de Portugal não só não foi curada como sofreu ainda danos maiores no dérbi da Cidade Berço, com a derrota diante do Moreirense (2-1). O conjunto de Pedro Martins interrompeu a série de três triunfos consecutivos na Liga, perdendo terreno para os da frente. A intermitência não dá tréguas, o Vitória já foi afastado da Liga Europa e da Taça de Portugal, pelo que o ambiente não é o melhor.

Tondela: três derrotas e um triunfo é o registo pouco convidativo dos tondelenses nos últimos quatro jogos. O conjunto de Pepa conseguiu um triunfo saboroso na Vila das Aves, mas não lhe conseguiu dar a melhor sequência, sendo derrotado em casa pelo Benfica de forma expressiva (1-5). No 12º lugar com quinze pontos o Tondela tem uma margem de quatro pontos para a linha de água. 

INDISPONÍVEIS

V. Guimarães: Pedrão, Celis e Wakaso (lesionados) e Kiko (castigado).

Tondela: Fahd Moufi (lesionado).

DISCURSO DIRETO:

Pedro Martins (V. Guimarães): «É importante vencer, o grupo quer vencer, queremos muito dar esta alegria aos nossos adeptos, esta prenda de Natal. A equipa está estável, vamos desmontar isso. Tal como Tondela, o que queríamos era jogar logo a seguir ao último jogo. Vamos defrontar um Tondela mais experiente do que nos últimos anos».

Pepa (Tondela): «Não admito que coloquem em causa o nosso profissionalismo. Tivemos um dia muito mau, e eu assumi isso logo no dia. Fui o primeiro a dizê-lo, no dia, na sala de imprensa, que não tinha gostado da intensidade que não tivemos no jogo. Espero um bom jogo, numa cidade que vive muito o futebol, entre duas equipas que procuram ultrapassar os resultados negativos da última jornada».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

V. Guimarães e Tondela apenas mediram forças por quatro ocasiões, nas duas últimas épocas em que o Tondela disputou a Liga. O histórico é favorável ao V. Guimarães, que soma dois triunfos, enquanto que o Tondela venceu por uma ocasião, registando-se ainda um empate. No Estádio D. Afonso Henriques o registo do Vitória é 100 por cento vitorioso, vencendo nas duas receções aos tondelenses. Na época passada Texeira e Hurtado foram os autores dos golos da vitória (2-1) do conjunto de Pedro Martins.

EQUIPAS PROVÁVEIS

V. Guimarães

Tondela