À procura da confiança que tem faltado em muitos momentos, o FC Porto visita o Bonfim, palco onde tem sido feliz, para alimentar a esperança na conquista do título. O Vitória de Setúbal não derruba o dragão em casa desde 1983, mas não vê a hora de colocar um ponto final no ciclo sem triunfos, e assim recuperar a confiança que anda à deriva no Sado.

O MOMENTO:

V. Setúbal: a equipa sadina não vence há dois meses. São sete jogos sem triunfos (quatro derrotas e três empates), que ameaçam atirar a equipa setubalense para uma zona perigosa, depois de ter andado a rondar a fronteira europeia.

FC Porto: a equipa orientada por José Peseiro apanhou um susto frente ao União da Madeira, ao deixar fugir dois golos de vantagem, mas ainda foi a tempo de garantir o triunfo. A resposta foi instável mas permitiu evitar novo deslize, isto após a derrota em Braga, o que representaria o adeus definitivo à luta pelo título. É com essa pressão, dos seis pontos de atraso para o Benfica, que o FC Porto visita o Bonfim.

AUSÊNCIAS:

V. Setúbal: Nuno Pinto está castigado; Diego e Meyong estão lesionados; Ricardo está indisponível por ser um jogador emprestado pelo FC Porto

FC Porto: Varela, André André, Evandro, Marcano e Bueno estão lesionados.

DISCURSO DIRETO:

Quim Machado: «O FC Porto não pode perder mais pontos se quiser ser campeão. Nós também precisamos de pontos e queremos ganhar. Estou à espera de um FC Porto forte. Foi nessa base que preparámos o jogo. Têm jogadores que podem não estar bem num jogo, mas no seguinte fazem toda a diferença (...) Se calhar não é o melhor jogo para conseguirmos virar esta onda de resultados que temos tido. A estatística com o FC Porto também é difícil, mas talvez seja este o jogo do ponto de viragem. Vamos tentar ao fim de tantos anos dar uma alegria aos nossos adeptos. Acreditamos que é possível,»

José Peseiro: «O Vitória de Setúbal joga bom futebol, tem bons jogadores, uma boa ideia e vai querer vencer ou tirar-nos pontos (...) Sabemos o que nos espera, sabemos da exigência, dos limites em que estamos a jogar porque não podemos nem queremos perder pontos. Já dizíamos isto antes de perder contra o Sp, Braga, agora mais ainda.»

Histórico de confrontos:

O Vitória de Setúbal não vence o FC Porto em casa desde 1983. Os dragões venceram, de resto, as últimas quinze visitas ao Bonfim, um terreno onde se costumam dar bem. Em 67 jogos o FC Porto venceu 36 e só perdeu 16.

Equipas prováveis:

V. Setúbal

Outros convocados: a lista não foi divulgada

FC Porto

Outros convocados: Helton, José Ángel, Victor García, Rúben Neves, Francisco Ramos, Marega e Suk