Correu (quase) tudo como Jorge Jesus queria e o Vitória de Setúbal nem teve de fazer antijogo, entrando até melhor do que Sporting. No entanto, foi sol de pouca dura. Foi a equipa que mais roubou pontos aos grandes esta época e até eliminou o Sporting na Taça da Liga, mas esta sexta-feira as coisas não lhe correram tão bem.
 
Se na primeira metade o jogo até esteve dividido, na segunda os leões conseguiram dominar e acabaram por alcançar um triunfo folgado. Valeram-lhe ainda alguns erros defensivos dos sadinos, que até resultaram no 0-1, mas também o facto de estar na melhor fase da época.
 
Quinta vitória consecutiva para os leões, Adrien Silva de regresso à titularidade, Gelson Martins a conseguir uma exibição melhor do que as anteriores, e a sair sem cartões, e mais um golo de Bas Dost. Foi bom para o Sporting, antes do dérbi que poderá decidir o título. Só é certo, não poderá contar com Zeegelaar nesse jogo porque o lateral viu cartão amarelo e cumprirá castigo.
 
Para o Vitória não foi bom, voltou a perder depois de três jogos a pontuar - um triunfo e dois empates, um deles no Dragão -, mas a equipa de José Couceiro continua confortável na tabela. Pode ver o Feirense a ultrapassá-la, mas o objetivo da permanência está mais do que garantido. Recuperou ainda Frederico Venâncio, que já jogou frente aos leões, depois de falhar o jogo em Vila do Conde.

 
 
O Sporting saiu como justo vencedor, depois de dominar em todas as fases do terreno. Defendeu bem, construiu bem e conseguiu chegar bem ao ataque. Teve algumas boas oportunidades de golo, desperdiçadas por Bruno César e Bas Dost, mas foi eficaz em fases cruciais do encontro, conseguindo arrefecer o Vitória nos momentos chave do jogo.
 
Os sadinos tiveram momentos bons, sobretudo conseguidos por João Carvalho, João Amaral e Nuno Santos - no último quarto de hora - mas, lá está, sofreram quando tentavam mais e quando se distraíram. 
 
Gelson Martins foi o primeiro a aproveitar o erro grave de Fábio Cardoso, que hesitou a tirar a bola ao segundo poste depois de Bruno Varela não chegar, e na segunda parte - aos 56 minutos - foi William Carvalho que não falhou quando viu espaço para saltar para o 0-2 na marcação de um canto.
 
Pouco depois foi Bas Dost que voltou a marcar, após um passe tremendo de Alan Ruiz, cimentando a posição de melhor marcador da Liga e somando mais um para a luta pessoal pela Bota de Ouro. O holandês vai agora isolado, com mais um tento do que Messi, e selou a vitória do Sporting que segue também tranquilo no terceiro lugar da tabela.