A 31ª jornada da Liga arranca esta sexta-feira com um embate de Vitória no Estádio do Bonfim marcado paras as 20h30 que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

V. Setúbal: O Vitória, com 35 pontos, tem a manutenção praticamente garantida, mas a verdade é que, além de não vencer há três jornadas, os sadinos também não marcaram um único golo nas últimas três rondas e, nas últimas duas consentiram seis. Uma série negra que começou com um nulo na visita a Vila do Conde, antes dos desaires diante do Sporting (0-3) e do Estoril (0-3). Mas a verdade é que este Vitória tem quatro jogos para garantir o ponto que lhe falta para garantir a continuidade no primeiro escalão e, tal como o adversário, está em condições de entrar em campo, com tranquilidade e proporcionar um bom espetáculo aos seus associados.

V. Guimarães: a equipa de Pedro Martins vem de cinco triunfos consecutivos em jogos da liga que lhe permitiram, não só ultrapassar o vizinho Sp. Braga, como garantir uma vantagem de cinco pontos sobre o rival na luta pelo quarto lugar que dá acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Depois das vitórias sobre o Rio Ave (3-0), Nacional (2-1), Tondela (2-1) e Desp. Chaves (3-2), os minhotos venceram ainda o Boavista, por 2-0, na última ronda. O Vitória chega, assim, à ponta final do campeonato, num bom momento e é preciso recuar até fevereiro para encontrar o último desaire, quando perderam com o FC Porto em casa (0-2). O quarto lugar ainda não está garantido, mas a vantagem sobre o Sp. Braga permite ao Vitória encarar esta visita ao Bonfim com tranquilidade.

AUSÊNCIAS:

Vitória Setúbal: não há notícias de jogadores impedidos de jogarem nesta ronda. Vasco Fernandes e Costinha cumpriram castigo na última ronda voltam, agora, a estar disponíveis.

Vitória Guimarães: Miguel Silva e João Aurélio estão indisponíveis devido a problemas físicos. A grande novidade na convocatória de Pedro Martins é a inclusão de Rafael Martins, recuperado de lesão.

DISCURSO DIRETO:

José Couceiro: «Os jogos que faltam não podem ser entendidos como uma pré-época. São jornadas que mexem com a classificação e temos de ter respeito por todos os profissionais. Estão colegas nossos em causa e exijo uma atitude séria até ao último dia. Não quero que haja facilidades. Quando estamos na situação deles também gostamos que encarem os jogos de forma séria até ao fim».

Pedro Martins: «Temos de ser iguais a nós próprios, a nossa identidade não se vai alterar. Vamos encontrar o mesmo Vitória, com a mesma ambição e com enorme vontade de vencer, sabendo que se trata de um jogo muito importante. Será uma jornada importante, mas não vai ser decisiva, porque ainda já muitos pontos em disputa. Estamos bem mentalmente e fisicamente, a equipa está saudável, com um enorme espírito de conquista».

HISTÓRICO

Os dois históricos da liga portuguesa já se defrontaram por 60 vezes, contabilizando apenas os jogos no Bonfim, com natural vantagem para a equipa da casa que soma 33 triunfos contra 13 dos minhotos, com 14 empates pelo meio, o últimos dos quais na temporada passada com dois golos para cada lado. Já esta época, no Estádio Dom Afonso Henriques, os minhotos venceram por 3-1. João Pedro, Raphinha e Hernâni marcaram para a equipa de Guimarães, Edinho reduziu para os de Setúbal.

EQUIPA PROVÁVEIS:

V. Setúbal:

V. Guimarães: