Yacine Brahimi é um fantasista, capaz de levantar bancadas com lances de génio. Em suma, um portento de técnica. Porém, a marcação de grandes penalidades não é um dos aspetos fortes do seu jogo, de acordo com os números desde que chegou ao Dragão.

O internacional argelino apresenta uma taxa de sucesso de 50 por cento da marca dos onze metros. O número 8 portista cobrou três grandes penalidades com sucesso, tendo desperdiçado outras tantas. Brahimi tem como preferência atirar para o lado direito do guarda-redes, o seu lado esquerdo.

O primeiro penálti que Brahimi tentou converter foi na época de estreia de azul e branco, frente ao Shakhtar Donetsk. Na altura, Pyatov atirou-se para o seu lado direito e parou o disparo.  O jogo acabou empatado, refira-se.

Apenas na época seguinte o magrebino voltou a assumir a marcação de um castigo máxima. Na receção ao Boavista, Brahimi transformou a ocasião soberana em golo. A partida terminou com uma goleada dos portistas frente ao rival da cidade.

Por sua vez, na temporada transata Brahimi marcou todos os penáltis que bateu. O primeiro foi contra o Belenenses, vitória por 3-0 e, o segundo, ajudou à construção da goleada, por 4-1, frente ao Paços de Ferreira.

Curiosamente, na baliza dos castores estava Mário Felgueiras, o mesmo que travou uma grande penalidade de Brahimi, no último domingo. Nesse final de tarde quente, em maio, Felgueiras adivinhou o lado para onde o portista atirou, tocou na bola, mas esta acabou mesmo por entrar. Este domingo, redimiu-se e defendeu.

 

Na Capital do Móvel, Brahimi falhou o segundo penálti época, após ter desperdiçado na meia-final da Taça da Liga, no desempate por g. penalidades.

Conclusão: todas os penáltis foram falhados fora do Estádio do Dragão e, em nenhum desses jogos, o FC Porto saiu vencedor.

Grandes penalidades convertidas/falhadas por Brahimi:

Época 2014/15: Shakthar Donetsk-FC Porto, 2-2 (falhou);

Época 2015/16: FC Porto-Boavista, 4-0 (marcou);

Época 2016/17: FC Porto-Belenenses, 3-0 (marcou); FC Porto-P. Ferreira, 4-1 (marcou);

Época 2017/18: FC Porto-Sporting, 0-0 (falhou no desempate por g. p.); P. Ferreira-FC Porto, 1-0 (falhou);