Quando a LIGA MAISFUTEBOL começar, na primeira jornada do nosso campeonato, convém teres presente algumas noções de como gerir a tua equipa daí para a frente. Isto contando já que tens um bom plantel de partida, como te ensinamos num outro artigo.

Antes sequer de falarmos de transferências, temos de falar do banco de suplentes. Na LIGA MAISFUTEBOL, além dos onze jogadores titulares, tens quatro suplentes. Mas se pensas que estes quatro suplentes têm de ficar no banco só a ver jogar, estás muito enganado.

Substituições manuais

Na LIGA MAISFUTEBOL podes fazer substituições manuais durante a jornada. O único requisito é que o jogador a entrar ainda não tenha jogado (claro, era fácil se já soubesses que ele tinha marcado um hat-trick) e que o jogador a sair não tenha sido expulso.

De resto, podes tirar um jogador que te desiludiu com uma pontuação baixa, ou que nem sequer jogou, e apostar em alguém do teu banco que aches que fará melhor. Se o suplente que colocaste fizer ainda pior, podes sempre substituí-lo também… se ainda tiveres suplentes por jogar. Caso contrário, fizeste uma má aposta e tens de viver com ela.

Outra funcionalidade muito importante é que também podes mudar o capitão manualmente. O capitão de equipa vai pontuar a dobrar. Se escolheres um capitão que joga na sexta-feira e ele fizer uma pontuação fraca, é melhor mudares para alguém que jogue no sábado, e assim sucessivamente. Mas se o teu capitão tiver uma boa pontuação, pensa bem se queres arriscar. Às vezes achas que outro jogador pode fazer ainda melhor e acabas com uma dupla desilusão e menos pontos.

ATENÇÃO, tal como com as substituições, se o teu capitão viu o vermelho já não podes dar a braçadeira a outro.

Se planeias usar as substituições manuais, a melhor estratégia é deixar no banco os jogadores de domingo e segunda. À medida que forem terminando os jogos, podes ver quem te desiludiu e quem pode entrar do banco para fazer melhor. Usa a mesma estratégia para o capitão.

Substituições automáticas

Se a esta altura estás a pensar «eu não tenho tempo para estar a mudar jogadores e capitão todos os dias!», não te preocupes. Outra das funcionalidades da LIGA MAISFUTEBOL é ter substituições automáticas. As regras aqui são simples: não podes fazer qualquer substituição ou mudança de capitão manual, após o arranque da jornada. Se não mexeres na equipa, no fim da ronda os teus jogadores que não jogaram são substituídos pelos do banco.

A ordem de entrada é a ordem pela qual os arrumas no banco e não os que tiveram mais pontos. Portanto, pensa bem na ordem dos teus suplentes, caso queiras beneficiar das substituições automáticas. E se o teu capitão for um dos que não jogou, a braçadeira passa para o vice-capitão.

Planeia bem o teu fim de semana. Se achas que não vais ter tempo para espreitar a tua equipa, é melhor não mexeres e deixar que a magia aconteça automaticamente. Se tens sempre uns minutos para abrir a app e fazer umas mudanças, então aposta nas substituições manuais.

Transferências para a próxima jornada

Podes fazer duas transferências no final de cada jornada, até ao bloqueio da seguinte (uma hora antes do primeiro jogo). O teu plantel inicial, por isso, é apenas um esboço, que vais afinar ao longo da competição.

Se fores um jogador cauteloso, vais fazer as tuas transferências mais perto do bloqueio da jornada. Isto porque pode haver lesões durante os treinos ou surgir informação mais detalhada de jogares que saíram tocados de um jogo.

Caso um dos teus jogadores sofra uma lesão grave, por muito que o admires, tens de o mandar embora. Não desperdices lugar no plantel com jogadores lesionados. Mas se souberes que a lesão só o afasta um jogo – ou se tiver um jogo de suspensão – pensa bem se queres gastar uma transferência com ele ou se precisas dela para outra situação.

Um cenário inevitável, que te vai acontecer de certeza, é apostares num jogador que começa a desiludir e acaba por seR suplente na sua equipa. Quem diz um, diz vários. A parte boa é que também vão haver jogadores a surpreender e que podes ir buscar para o lugar das desilusões.

O melhor conselho quanto a transferências é que as tentes ver como definitivas. Não são, mas se pensares assim, evitas mandar embora um jogador que vais querer de volta logo na jornada a seguir. Também por isso, contrata sempre jogadores a médio / longo prazo. Ele pode ter um excelente jogo na próxima jornada, mas se a seguir tiver dois ou três jogos difíceis, vale a mesmo a pena contratá-lo?

A par de tudo isto, fica a saber que não precisas mesmo de gastar as duas transferências da semana. E se não o fizeres, elas acumulam para a seguinte. Podes ter, no máximo, quatro transferências acumuladas. Se em determinada jornada não precisares de mexer na equipa, não o faças só porque sim. Guarda as transferências para a seguinte onde podem dar jeito.

O wildcard

A par destes ajustes semanais, a LIGA MAISFUTEBOL dá-te ainda dois wildcards, um para a primeira volta do campeonato e outro para a segunda. O wildcard permite-te fazer transferências ilimitadas desde que o activas até ao arranque da jornada seguinte.

Uma das aplicações mais óbvias do wildcard é após o mercado de Janeiro. Se tiveres vários jogadores que mudaram de equipa ou saíram para o estrangeiro, ou se quiseres contratar muitos dos reforços de Inverno, activa o wildcard para mudares radicalmente o teu plantel.

Não te esqueças que o primeiro wildcard só pode ser usado até à 17ª jornada e não acumula para a segunda volta. Se seguires as nossas dicas, o teu plantel vai ser bem gerido e os dois wildcards são perfeitamente suficientes. Mas se por acaso tiveres um falso arranque, pensa se não será melhor usá-lo para mudar o rumo às coisas, em vez de andares a afinar a equipa só com as duas transferências gratuitas.

Contratar jogadores

A melhor dica para escolheres os jogadores novos a entrar na equipa é estares atento ao desempenho. A LIGA MAISFUTEBOL ajuda-te nessa parte. Quando vais ao mercado, podes ordenar os jogadores por pontos e nos seus perfis podes ver os pontos nos últimos quatro jogos, para teres uma ideia rápida do seu momento de forma.

Presta atenção aos minutos jogados do jogador nos últimos desafios, para perceberes se é um titular que joga sempre os 90, se é sempre substituído ou se entra sempre do banco. Idealmente, contrata sempre jogadores titulares das suas equipas e que não sejam substituídos antes de completarem 60 minutos.

Como já referimos, o calendário também é sempre um factor importante. Vê quais são os próximos jogos antes de contratares alguém. Caso contrário, podes acabar com um jogador que vais querer mandar embora logo depois de o contratares.

Quando te deparares com uma situação em que queres trocar um médio muito caro por um avançado muito caro, joga com as duas transferências. Mandas embora o médio e um avançado barato e compras o avançado caro e um médio barato. Mas planeia bem estas jogadas, porque estás a gastar as duas transferências quando só querias mesmo mudar um jogador. Garante que o jogador barato que contratas também é uma mais valia.

Bom jogo! Começa já!