Chegou ao fim mais uma edição da Liga Portuguesa e, como tal, também chegou ao fim a LIGA MAISFUTEBOL. É hora de fazer um balanço ao que se passou na melhor fantasy do nosso campeonato e ver quem foram os melhores dos melhores.

Já todos sabemos que o campeão foi o FC Porto, que pôs fim ao ciclo de quatro títulos consecutivas do Benfica, evitando o penta dos encarnados. O melhor jogador da LIGA MAISFUTEBOL, contudo, é mesmo das águias. Falamos, naturalmente, de Jonas. O brasileiro participou em 30 dos 34 jogos da Liga, jogando 2473 minutos. Nessas 30 jogos, Jonas marcou 34 golos e fez 6 assistências para golo. O brasileiro enquadrou 70 remates com as balizas adversárias e ainda recuperou 77 bolas aos oponentes.

Estes números exorbitantes (1,13 golos / jogo; 8 pontos / jogo) valeram a Jonas uns incríveis 240 pontos! O segundo melhor, com 202 pontos totais, foi o dragão Alex Telles. Os dois brasileiros foram os únicos a quebrar a barreira dos 200 pontos, o que é ainda mais incrível se tivermos em conta que ambos fizeram apenas 30 jogos. O terceiro melhor tem 33 jogos, chegou aos 193 pontos e completa o leque dos três grandes: Bruno Fernandes, do Sporting.

Mas se o Benfica teve o melhor jogador a nível individual, quando olhamos para a Dream Team da época, o destaque esfuma-se. Jonas é mesmo o único representante dos encarnados, num onze com três dragões e três leões – e isto porque aplicámos a regra de não poder haver mais de três representantes de cada equipa. Com esta regra, chegámos a um 4-3-3 onde FC Porto e Sporting são as únicas equipas com múltiplos representantes.

A frente de ataque é liderada por Jonas (240 pts), que se faz acompanhar por Bas Dost (187) e Moussa Marega (180). No meio-campo, o melhor é Bruno Fernandes (193 pts), seguido de Shoya Nakajima (173) e Raphinha (171). A defesa a quatro é liderada por dois dragões, Alex Telles (202) e Felipe (172), e ainda tem Sebastián Coates (170) e Ricardo Esgaio (168). Para fechar, a baliza fica entregue a Cláudio Ramos (134), que foi o segundo melhor guarda-redes – o melhor foi Patrício, mas já havia três leões neste onze.

Para termos uma melhor noção de quem foram realmente os melhores, sem limitar por equipa, olhemos para o Top 20 de jogadores com maior pontuação na LIGA MAISFUTEBOL.

FC Porto e Sporting partilham o destaque, com cinco jogadores cada. Ou seja, dos vinte melhores, metade são destes dois clubes. O Braga vem a seguir, com três representantes. O Benfica, que terminou a época no segundo lugar, só coloca dois jogadores neste Top, tantos como o Portimonense. Destaque ainda para V. Guimarães, Chaves e Tondela, que conseguem ter um jogador cada entre os vinte melhor da temporada.

Em termos de posição, os médios são os reis. Há nove jogadores de meio-campo nesta lista, quase metade do Top. Os defesas são seis e os guarda-redes são quase tantos quanto os avançados: dois e três, respectivamente.

Na média de pontos por jogo, Jonas dá goleada, com 8 pontos por jogo, quando nenhum outro jogador chega sequer aos 7. Alex Telles, Bas Dost, Marega e Raúl Silva são os jogadores que ultrapassam a barreira dos 6 pontos por jogo. Médias muito boas que terão recompensado quem apostou nestes craques na LIGA MAISFUTEBOL.