O sul-africano Giniel De Villiers (Volkswagen) reforçou este sábado a liderança do Lisboa-Dakar 2007 nos carros ao vencer a oitava etapa que ligou Atar a Tichit, na Mauritânia.
De Villiers cumpriu os 589 quilómetros em 7:31.52 horas ganhando, respectivamente, 6.35 e 9.11 minutos aos mais directos perseguidores, os franceses Stephane Peterhansel (Mitsubishi) e Luc Alphand (Mitsubishi).
Carlos Sousa não entrou entre os sete primeiros da etapa e, em função dos resultados provisórios dos primeiros classificados, é certo que perdeu mais do que uma hora para Giniel De Villers.
Nas motos, o português Ruben Faria, vencedor da etapa inaugural e primeiro líder da prova, abandonou o Dakar este sábado com o motor da sua Yamaha partido.
Ruben Faria iniciou a competição da melhor forma, mas perdeu imenso tempo na terceira etapa caindo para baixo dos 100 primeiros.
O piloto algarvio vinha recuperando na classificação e aproximava-se dos 50 primeiros, sendo 66º, mas hoje o motor da sua Yamaha cedeu e obrigou-o a abandonar.