O melhor marcador da Académica na Liga, com seis golos, ainda não fez o gosto ao pé frente aos grandes. Lito continua a ser o mais certeiro dos estudantes e, em vésperas de defrontar o Benfica, vai ter nova oportunidade para protagonizar um daqueles momentos que um jogador nunca esquece. «Todos nós gostamos de marcar e se for frente a um clube de grande dimensão tanto melhor», confessa o cabo-verdiano, que, ainda assim, trocaria o golo por uma vitória dos estudantes: «Independentemente de quem marcar, espero é uma vitória como no ano passado [0-3] na Luz.»
O memorável jogo da época passada irá perdurar durante muito tempo na memória de todos em Coimbra e Lito sabe que repetir a proeza é quase impossível. Mas voltar a trazer a vitória isso já lhe parece um objectivo perfeitamente ao alcance: «São coisas que acontecem. Era bom repetir mas podemos ambicionar ganhar, se tivermos concentrados e trabalharmos bastante.»
A seu favor, a Briosa terá a tranquilidade dos 28 pontos amealhados até ao momento e isso permite ao goleador africano encontrar uma receita para contrariar o favoritismo encarnado: «É um ponto a nosso favor. Dificilmente quem está em baixo conseguirá apanhar-nos. E isso permite-nos jogar com mais tranquilidade para tentar enervá-los ao máximo.»
Berger do lado direito
No último treino à porta aberta da semana, Domingos Paciência testou algumas soluções e o destaque vai para as entradas de Berger para a lateral-direita, tal como aconteceu há um ano na Luz, e de Tiero para o meio-campo.
É preciso não esquecer, porém, que Cris voltou a ser poupado ao treino, enquanto Saleiro também terminou o exercício mais cedo, numa medida de gestão de esforço.