O jogo Lituânia-Espanha, de qualificação para o Europeu 2012 continua rodeado pela polémica devido ao mau estado do relvado da equipa báltica. O ex-internacional lituano Edgaras Jankauskas, vê vantagens no mau estado do terreno, enquanto o internacional espanhol, David Villa, antevê uma tarefa complicada para a Espanha, limitada no ponto forte do seu jogo.

«O estado do nosso relvado pode ajudar. Quando os espanhóis viram o terreno de jogo notaram que será realmente difícil jogar futebol. Necessitam de uma superfície plana, mas no nosso campo vão encontrar buracos ou remendos, onde não podem usufruir de todas as potencialidade que têm», disse o ex-jogador de Benfica e F.C. Porto à Eurosport, acrescentando: «Algumas equipas são boas a criar outras a destruir. A Lituânia é boa na segunda».

Jankauskas admite que a Lituânia «não tem estrelas que realmente façam a diferença», no entanto os seus jogadores «podem oferecer um bom rendimento como equipa, ou seja, unidos, compactos. Podem conseguir alguma coisa graças à pressão e à vontade em causar problemas».

Por outro lado, Villa teme que o mau estado do relvado possa deixar mazelas na Roja, mas acredita na vitória. «Queríamos jogar em melhores condições, mas temos que ser realistas, se o árbitro decidiu jogar neste campo então temos que procurar outras virtudes diferentes das que temos para tentar ganhar», atirou o internacional espanhol, revelando: «Se o árbitro decidir manter o jogo então temos que nos adaptar. Os três pontos são vitais, jogando num campo bom ou mau. Há que jogar, mas o mais importante é não haver lesões.»

O jogo Lituânia-Espanha diz respeito à fase de qualificação do Euro 2012 (grupo I) e está marcado para esta terça-feira, em Kaunas, na Lituânia.