O Benfica vai voltar a ouvir o mítico «You'll never walk alone» quando na quinta-feira subir ao relvado de Anfiled para defrontar o Liverpool. Os «Reds» apropriaram-se da música nos anos sessenta, incluíram o título no seu emblema e colocaram a inscrição nos portões Shankly que dão acesso ao seu estádio. Mas os escoceses do Celtic também a tomam como sua. O Maisfutebol foi à procura das origens deste hino que, nos últimos anos, até tem soado bem aos ouvidos dos representantes do clube da Luz. Pelo menos foi assim em 2006, quando o Benfica eliminou este mesmo Liverpool e em 2007 quando defrontou o Celtic.

A famosa música foi originalmente composta pela dupla norte-americana Richard Rodgers (melodia) e Oscar Hammerstein (letra) no final da II Grande Guerra Mundial, como parte integrante de um musical da Broadway intitulado «Carrossel», mas só chegou aos ouvidos dos habitantes de Liverpool quando a banda rock Gerry & Pacemakers, uma das mais famosas da cidade, numa altura em que os Beatles ainda davam os primeiros passos, fizeram uma nova versão da música no início dos anos sessenta.

Na altura, o Liverpool tinha instalado um novo sistema de som no seu estádio e, antes de cada jogo, apresentava o top-ten dos singles mais vendidos, de forma decrescente, com o número um a ficar para o fim. A versão do «You'll never walk alone» dos Gerry & Pacemakers chegou rapidamente ao topo e por aí permaneceu durante quatro semanas consecutivas. O tempo suficiente para os adeptos dos «Reds», particularmente os que ocupavam a antiga bancada, chamada «Kop», a decorarem e criarem uma relação que perdura até aos dias de hoje.

Antes de cada jogo, e muitas vezes também no final, os adeptos levantam-se, esticam os cachecóis, e cantam com emoção. Uma música melódica que rapidamente entra no ouvido, mesmo que tenha pouca relação com os habituais slogans agressivos das claques. Apesar de a reclamar como sua, a música saltou fronteiras e é cantada em muitos outros estádios e por adeptos de outros clubes. Mas apenas os escoceses do Celtic a podem reclamar com o mesmo sentido de posse do que os «Reds». Os católicos de Glasgow também tornaram o «You'll never walk alone» no seu hino e incluíram-no nas suas mais antigas tradições. De vez em quando ainda reacende-se a polémica: who Walked Alone first?

Não há uma resposta exacta, daí que a polémica ainda tenha vida, mas a razão parece estar do lado do Liverpool. Pelo há imagens da BBC com adeptos dos «Reds» a entoarem a famosa música em 1964 antes de um jogo com o Leeds. Mas a música também é entoada pelos holandeses do Feyenoord e do Twente, pelos belgas do Club Bruge, pelos alemães do B. Dortmund, pelos japoneses do FC Tóquio e até por um grupo de adeptos do Boavista.

You'll never walk alone: cantado pelos adeptos do Liverpool



You'll never walk alone: cantado pelos adeptos do Celtic



You'll never walk alone: a versão original dos Gerry & The Pacemakers