João Carlos Teixeira, 21 anos, jogou pela primeira vez pela equipa principal do Liverpool. O médio formado no Sporting, e transferido em 2012 para Anfield, foi chamado pelo treinador Brendan Rodgers para o jogo contra o Fulham, em Londres, no qual entrou aos 82 minutos.

Liverpool dá a volta e torna-se ameaça a Mourinho?

No centro de treinos de Alcochete, onde esteve entre 2004 e o dia de partida para Inglaterra, foi acompanhado de perto por Diogo Matos. O antigo responsável máximo pela Academia Sporting descreve ao Maisfutebol o perfil de João Carlos Teixeira.

«O João teve sempre avaliações positivas de nossa parte. Quando chegou a altura de perceber se teria condições para chegar à primeira equipa do Sporting, por volta dos seus 18 anos, teve um ano um pouco apagado. Mas depois brilhou na NextGen Series», conta Diogo Matos.

«Aliás, o primeiro jogo foi contra o Liverpool e a partir daí eles nunca mais o perderam de vista. Fizeram mais tarde uma boa proposta. O Sporting e o jogador aceitaram-na. O João procurava um desafio desta dimensão», acrescenta o antigo dirigente leonino.



João Carlos Teixeira é um típico número oito, explica Diogo Matos. «É muito dinâmico, gosta de ter a bola no pé e é um excelente rematador. Cumpre no processo defensivo e acredito que possa vir a ser um excelente médio box-to-box».

Nascido em Braga, João ainda representou o Sporting local nas escolinhas e infantis, antes de se mudar com 11 anos para Lisboa. Diogo Matos define-o como «um ótimo rapaz, equilibrado».

Nos dois anos que leva no Liverpool, João Teixeira tem jogado sobretudo nas reservas. Em setembro de 2013 foi emprestado ao Brentford, da League One, mas participou somente em dois jogos oficiais.

Agora, estreou-se pela equipa principal, ainda para mais um encontro crucial para os «reds»

*artigo atualizado