O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, anunciou esta terça-feira que prevê um maior número de atletas qualificados para Londres-2012, embora menos atletas «de topo».

Com 59 atletas já apurados para os Jogos do próximo verão, Vicente Moura prevê a qualificação de um número entre os 75 e os 80 atletas até ao início da competição. Um número que se aproxima dos 77 de Pequim-2008.

O dirigente lembra que, até agora, há mais atletas qualificados do que em período homólogo de há quatro anos. «Há quatro anos tínhamos sensivelmente o mesmo número de atletas, mas tínhamos onze campeões da Europa ou do Mundo. Agora temos apenas um campeão da Europa (João Pina), isso significa que temos mais atletas, mas menos atletas de topo, dá-nos otimismo, mas também moderação», disse Vicente Moura.

Falando à margem de uma assinatura de um patrocínio, o presidente do COP, garantiu que vai ficar no cargo até março de 2013, presidindo à sua substituição. Vicente Moura acrescentou que já existem muitos candidatos à presidência e ainda vão surgir mais.

Uma recandidatura é que parece já estar fora de hipótese. «Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim e em termos olímpicos estou no fim», finalizou Vicente Moura.