Sara Moreira falhou por pouco o ouro e a prata na prova de 5000 metros nos Europeus de Atletismo de Helsínquia. Antes disso, já tinha sido admoestada com um cartão amarelo por uma falsa partida, algo invulgar em provas desta distância. Assim, em Londres, o maior obstáculo da atleta de Santo Tirso não será necessariamente a concorrência, mas sim o «nervosismo». O objetivo de Sara Moreira, que vai competir nos 5000 e 10000 metros, é ficar no «Top-10».

«Fiquei muito nervosa nos primeiros Jogos (Pequim 2008) quando entrei no estádio olímpico. Espero que não volte a acontecer. Se assim for, gostaria de lutar por um lugar entre as 8 ou 10 primeiras», revelou Sara Moreira, em declarações à Agência Lusa.

A fundista, que teve em Fernanda Ribeiro a grande inspiração no início da carreira, pede ainda aos pais que não compareçam em Londres. Tudo para evitar pressões desnecessárias.

«Sempre me apoiaram, sempre me deixaram seguir os meus sonhos, mas nunca gostei que me apoiassem muito, principalmente na competição. A minha mãe disse-me que gostava de ir ver, mas pessoalmente prefiro que estejam a ver em casa. Se puder evitar estarem presentes, prefiro», confessou a atleta de 26 anos, uma das maiores esperanças lusas para estes Jogos Olímpicos.