Luis Aguiar, que esteve cedido ao Sp. Braga pelo Dínamo Moscovo no início da época, está no Uruguai para assinar pelo Peñarol, novamente por empréstimo do clube russo.

«Estou muito contente e, ansiosamente, à espera das novidades. Entre hoje [segunda-feira] e amanhã [terça-feira] fica tudo resolvido», garantiu o médio uruguaio à imprensa do seu país, onde está desde 28 de Dezembro.

«Precisava de vir e estar perto da minha família. Em termos desportivos, estava bem em Portugal, mas queria voltar ao Uruguai. Senti uma vontade irresistível de estar junto dos meus, são coisas difíceis de explicar porque são emocionais», explicou, ainda.

A cedência aos minhotos terminava apenas no final da época, mas Luis Aguiar teve não só a compreensão de Domingos Paciência como de António Salvador. «Falei com o treinador do Sp. Braga e disse-lhe que não me sentia bem, que não estava feliz para defender a camisola da equipa como sempre fiz. Disse-lhe que preferia ir-me embora e encontrar outra solução. Tenho uma boa relação com ele e compreendeu-me. O presidente também», contou o médio, de 25 anos.

Falta, contudo, garantir a anuência do Dínamo Moscovo, ainda que Luis Aguiar confie no entendimento das partes. «Com os russos a situação é outra, mais complicada, mas os meus representantes estão a tratar de tudo. Quero ficar aqui e vou fazer todos os esforços para o conseguir», prometeu.

Da Europa para a América do Sul, Luis Aguiar passará a ganhar menos, mas isso está longe de preocupá-lo. «Não gosto de dizer que vou perder dinheiro no Peñarol, não penso dessa forma, penso sim no que posso ganhar jogando no Peñarol, que não é para todos. Além disso, é um sonho para mim, porque sou adepto. Os meus irmãos e o meu pai estão muito contentes com esta possibilidade. Estar cá já me faz sentir melhor. A parte financeira, por mais que precise de dinheiro porque não sou um jogador feito, é a que menos me importa. Só quero jogar no Peñarol, tentar ser campeão e jogar na Libertadores que é algo, igualmente, muito aliciante.»

O regresso ao Uruguai também tem em mente a celeste, que Luis Aguiar não representa desde os sub-20. «Sonha-se sempre com a selecção, mas, para mim, os que lá estão são os melhores. Sou uruguaio e defendo-os até à morte. Jogando aqui vou estar mais perto, há que mostrar ao seleccionador que estamos disponíveis e queremos lutar pelas oportunidades. Gostava que isso acontecesse, mas se não acontecer também não me importa, que o interesse do Peñarol já me deixou muito contente», defendeu.