Luís Filipe Vieira vai anunciar na próxima terça-feira, pelas 20h00, que vai concorrer a um quinto mandato à presidência do Benfica, segundo adianta esta sexta-feira a plataforma do movimento de apoio à sua recandidatura na internet.

«Luís Filipe Vieira, atual presidente do Sport Lisboa e Benfica, apresenta oficialmente a sua recandidatura a mais quatro anos à frente dos destinos do Clube», refere o site na internet, acrescentando que o jantar oficial da recandidatura está marcado para terça-feira.

O dirigente, de 67 anos, entrou no clube como dirigente em 2001, mas foi apenas em 2003 que chegou à liderança, na qual permanece há treze anos, o que faz dele o presidente em funções durante mais tempo da história do clube.

Vieira, que sucedeu no cargo a Manuel Vilarinho, está ligado a sucessos, mas sobretudo à ideia de ter reanimado o clube, devolvendo-lhe credibilidade, após um período muito negro, não só no plano desportivo, mas também financeiro.

Durante este período, o empresário levou a equipa de futebol à conquista de cinco títulos nacionais (2004/05, 2009/10, 2013/14, 2014/15 e de 2015/16), conseguindo no último ano, ainda com Jorge Jesus à frente da equipa, um «tri» que lhe escapava há 39 anos, desde 1977.

Criado por Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, pelo antigo jogador António Simões e pelo professor universitário André Ventura, o movimento de apoio a um quinto mandato de Luís Filipe Vieira conta com nomes como Agostinho Homem, Maria Susete Abreu, João Paulo Guerra, Júlio Machado Vaz, Telmo Correia ou Pedro Mota Soares.

O empresário Bruno Costa Carvalho, derrotado nas eleições de 2009 pelo atual presidente, chegou a anunciar a intenção de voltar a ser candidato nas eleições de outubro, mas, em abril último, voltou atrás, afirmando que Luís Filipe Vieira merecia continuar.