A Optimus, a TMN e a Vodafone assinaram um acordo de princípios com a SIBS que visa o desenvolvimento, a manutenção e a promoção do Telemultibanco.

Isto com a «finalidade de potenciar o crescimento das transacções electrónicas através dos terminais móveis e contribuir para o desenvolvimento do m-commerce em Portugal», como referem as operadoras em comunicado.

O principal objectivo deste acordo «é normalizar a experiência de utilização do serviço TeleMultibanco, tornando-o verdadeiramente universal, fácil de utilizar e ainda mais seguro».

Com este acordo, também se pretende avaliar a utilização do TeleMultibanco para a criação de serviços de pagamento através do Telemóvel a partir das contas bancárias dos clientes associadas ao serviço, nomeadamente o desenvolvimento de serviços de pagamentos móveis em parques de estacionamento e na Internet.

Também aqui se pretende «garantir a universalidade do serviço para os comerciantes, evitando o surgimento de soluções diferentes para cada operador móvel».

O serviço TeleMultibanco suporta a activação de um «máximo de 5 contas, podendo ser configurada uma conta preferencial para entrada na aplicação».

Neste momento, «estão disponíveis as operações de carregamento de telemóvel, consulta do saldo, pagamento de serviços, consulta de movimentos, transferências entre contas, ou visualização do NIB, entre outras».