O FC Porto venceu esta terça-feira o Maccabi Telavive por 2-0, em jogo da terceira jornada do Grupo G da UEFA Youth League. Um autogolo de Vaturi, aos 6 minutos, e outro tento de João Cardoso de grande penalidade, aos 85, valeu o triunfo dos dragões frente à formação israelita.

A entrada do FC Porto foi fulgurante mas, apesar do golo madrugador, o FC Porto nunca conseguiu assumir as rédeas do jogo.

Embora os dragões tenham conseguido levar perigo à baliza adversária, foram os israelitas que conseguiram criar as melhores oportunidades para igualar a partida. Valeu ao FC Porto a tarde inspirada do guarda-redes Diogo Costa, que foi conseguindo segurar a vantagem.

No último terço do encontro, contudo, o FC Porto conseguiu esticar mais o jogo e começou a aproximar-se das redes israelitas. Rúben Macedo conseguiu chegar-se à frente e arrancou uma grande penalidade. João Cardoso não desperdiçou a oportunidade e aumentou a vantagem para 2-0, resultado com o qual terminou a partida.

Vitória justa para os dragões, ainda que por números exagerados. O FC Porto consegue desta forma o primeiro triunfo na competição e iguala o Dinamo Kiev no segundo lugar do grupo, com quatro pontos, a três do líder Chelsea.

O Maccabi Telavive continua sem conseguir vencer na competição. Os israelitas são últimos do grupo, com apenas 1 ponto.

ONZE DO FC PORTO:

Diogo Costa; Fernando, Verdasca, Sandro Fonseca e David Sualehe; João Cardoso, Moreto Cassamã e Bruno Costa; Luís Maia, Tony Djim e Rúben Macedo.

ONZE DO MACCABI TELAVIVE:

Ohayon; Galili, Grechkin, Vaturi e Rosenboim; Glazer, Altman e Kanichowsky; Shapira, Dasa e Durovic.

FILME DO JOGO:

1m: começou!

6m: GOLO DO FC PORTO (1-0). Autogolo de Vaturi! Rúben Macedo ganha em velocidade à defesa israelita e, na tentativa de cortar a bola, Vaturi introduziu a bola na própria baliza.

14m: boa oportunidade para o Maccabi. Valeu Diogo Costa, com duas boas defesas.

27m: remate perigoso de Queta, mas falhou a baliza dos israelitas.

31m: DEFENDE Diogo Costa. Grande defesa do guarda-redes do FC Porto após um remate de longe de Kanichowsky. É o guardião portista que vai segurando a vantagem no Olival.

32m: CARTÃO AMARELO Sandro Fonseca.

35m: CARTÃO AMARELO Galili (Maccabi Telavive)

42m: grande remate de Luís Mata para defesa apertada de  Ohayon.

45m: mais um minuto...

INTERVALO: entrada fulgurante do FC Porto mas boa resposta dos israelitas. Apesar do golo madrugador, os dragões não conseguiram tomar conta do jogo. O Maccabi teve muitas oportunidades para empatar a partida, vale para já o inspirado Diogo Costa a segurar a vantagem.

46m: começa a segunda parte!

46: SUBSTITUIÇÃO NO MACCABI: entrou Galili, saiu Durovic.

59m: FALHA escandalosamente Galili. Apenas com o guarda-redes pela frente, o avançado israelita remata muito por cima. Grande oportunidade para o Maccabi.


63m: SUBSTITUIÇÃO NO FC PORTOI: entra Michael Morais, sai Luís Mata.

68m: SUBSTITUIÇÃO NO MACCABI: entra Al Awisat, sai Dasa.

74m: CARTÃO AMARELO João Cardoso.

76m: SUBSTITUIÇÃO NO MACCABI: entra Haramati, sai Altman.

80m: SUBSTITUIÇÃO NO FC PORTO: entra Diogo Dalot, sai Madi Queta.

84m: PENALTI PARA O FC PORTO! Vaturi derruba Rúben Macedo no interior da grande área.

84m: CARTÃO AMARELO Vaturi (Maccabi Telavive).

85m: GOLO DO FC PORTO (2-0) João Cardoso. Na conversão de uma grande penalidade, o médio rematou colocado, com a bola a embater nas malhas laterais. Sem hipóteses para  Ohayon.

88m: SUBSTITUIÇÃO NO FC PORTO: entra Rui Pires, sai Moreto Cassamã.

90m: mais quatro minutos...


90+4: DEFENDE Ohayon. Grande estirada do guarda-redes israelita a socar para canto.

FINAL: Vitória suada mas justa do FC Porto, ainda que por números exagerados. Tarde inspirada dos guarda-redes, que foram decisivos para o decorrer da partida. Os israelitas deram boa resposta ao golo madrugador. O FC Porto foi superior no início e no final do jogo.