Esta quinta-feira é dia de decisões na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com dezenas de portugueses, entre jogadores e treinadores, à procura da qualificação para o play-off da prova.

Uns já ficaram pelo caminho, outros garantiram o apuramento, houve vários a alinhar durante todo o jogo, a assistir para golo e a golear.

Até ao momento, e no arranque do dia, os luxemburgueses do Progrès Niedercorn, com Romeu Torres e David Soares, foi eliminado no último lance da eliminatória, com um 2-2 insuficiente após a derrota por 2-1 da primeira mão, no reduto do Ufa, na Rússia.

O Sturm Graz, de Filipe Ferreira, foi também afastado após derrota de 5-0 no Chipre, ante o AEK Larnaca, que já tinha ganho na Áustria por 2-0.

Na Dinamarca, o CSKA Sofia de Tiago Rodrigues, Rúben Pinto e Janio Bikel também ficou pelo caminho: derrota por 2-1, a mesma sofrida na primeira mão.

O Leipzig, de Bruma, confirmou apuramento ao empatar na Roménia, 1-1, ante o U. Craiova, de Tiago Ferreira, eliminado. Os alemães tinham ganho por 3-1 em casa.

O Sevilha foi à Lituânia golear o Zalgiris por 5-0, com Carriço a titular. Apuramento certo, depois do triunfo por 1-0 em Espanha.

O Cluj, do treinador António Conceição, de Camora e Thierry Moutinho, venceu pelos mesmos 5-0 na receção ao Alashkert e segue em frente. Na primeira mão, já tinha ganho por 2-0 na Arménia.

O APOEL, de Bruno Baltazar, Nuno Morais e Yohan Tavares, eliminou o Hapoel Beer-Sheva de Miguel Vítor: vitória por 3-1 no Chipre, após o 2-2 de Israel.

Na Suíça, o Olympiakos, treinado por Pedro Martins e com Roderick e Podence no onze, venceu o Lucerna por 3-1, completando a passagem após o 4-0 na Grécia. O ex-Sporting fez duas assistências.

LIGA EUROPA: SIGA TODOS OS RESULTADOS DA 3.ª PRÉ-ELIMINATÓRIA

Na Rússia, épica eliminatória no Zenit-Dínamo Minsk. Os russos anularam os 4-0 da primeira mão com igual vitória e, no prolongamento, ainda sofreram o 4-1 que obrigava a, pelo menos, dois golos. Certo é que o Zenit marcou mais quatro e venceu por 8-1. Segue em frente Luís Neto, fica pelo caminho Luís Rocha.

O Maccabi Tel-Aviv, com Jair no onze inicial, venceu na receção ao Pyunik (2-1) e segue em frente, a

pós o nulo no primeiro jogo.

Igual apuramento para o Apollon de Bruno Vale e João Pedro, que eliminou o Dínamo Brest de Denis Duarte. Os bielorrussos venceram por 1-0, resultado insuficiente face aos 4-0 dos cipriotas na primeira mão.

Na Áustria, muito mais sofrimento, mas final feliz para Pepe e Quaresma. O Besiktas salvou-se no minuto 90, com um golo de Negredo a ditar derrota por 2-1 ante o Linz, superada pelo 1-0 favorável aos turcos em Istambul.

No Luxemburgo, Sá Pinto foi eliminado na estreia como treinador do Légia Varsóvia. Com Cafú a titular, os polacos empataram 2-2, empate insuficiente após a vitória do Dudelange na Polónia, há uma semana.

Pedro Tiba e João Amaral também não tiveram sorte e caíram aos pés do Genk. Depois da derrota na 1.ª mão, por 2-0, o Lech Poznan perdeu por 2-1 nesta quinta-feira, em casa, e diz adeus à Liga Europa de forma prematura.

Quem também não sorriu foi o guarda-redes Eduardo. O «seu» Vitesse perdeu em casa com o Basileia por 1-0 e foi eliminado. Na 1.ª mão havia já havia perdido por igual resultado, na Suíça.

O Rangers, com Candeias nos 90 minutos, eliminou o Maribor e segue em frente. Depois da vitória por 3-1 na 1.ª mão, bastou um empate a zero ao conjunto orientado por Steven Gerrard para deixar para trás o emblema esloveno.

Igual sorte teve Filipe Teixeira, ao serviço do Steaua de Bucareste. Frente ao Hadjuk Split, o apuramento esteve complicado, mas um golo aos 90+3m garantiu o play-off para o emblema romeno.