A equipa de futebol do consulado de Portugal em Macau foi apresentada esta quarta-feira na representação diplomática. A  equipa vai competir na segunda divisão e até já venceu o primeiro jogo do campeonato por 3-0.

«Mais do que um projeto competitivo, este é, como eu sempre disse, um projeto diplomático pioneiro a nível mundial. Que seja do meu conhecimento, não existe uma representação diplomática portuguesa ou de qualquer outro país a competir oficial, desportiva ou federadamente num campeonato de futebol», disse o cônsul, que também é capitão de equipa, Vitor Sereno.

O cônsul de Portugal referiu ainda que «à diplomacia tradicional, económica, e à diplomacia cultural» aliou-se «o desporto como uma atividade para juntar comunidades», fomentar «a participação dos portugueses na vida de Macau» e estreitar «os laços históricos» de Portugal às «regiões administrativas especiais de Macau e de Hong Kong» e com os «amigos da República Popular da China».

O futebol, além de servir como instrumento diplomático, ajuda igualmente a cimentar um «espírito de equipa» dentro do próprio consulado.

«Num plantel de 23 jogadores, seis fazem ou fizeram parte da equipa de trabalho (do consulado), incluindo o cônsul-geral, que, aos 46 anos, vai fazendo pela vida e tentando marcar golos, pelo menos os mesmos 11 que marcou na época passada», disse Vitor Sereno.

A equipa de futebol do consulado de Portugal em Macau foi criada em 2013, na sequência da reativação de uma equipa já existente, o Clube Futebol Benfica de Macau.

Também na segunda divisão do campeonato de Macau joga a equipa da associação Casa de Portugal.