Pepe saiu do Real Madrid ao fim de dez épocas sem ter chegado a acordo para renovar o contrato no último defeso. Contudo, a longa passagem pelos merengues fala mais alto e o internacional português assume o amor que tem ao antigo clube.

«Passei ali dez anos, poucos conseguem essa longevidade. É muito trabalho. Amo o Real Madrid. Sou um jogador veterano, mas também adepto do clube. Têm jogadores de muita qualidade e terão sucesso, a não ser que encontrem o Besiktas, porque quero sempre ganhar», referiu Pepe, em entrevista ao jornal turco Sabah, onde abordou a ida para a Turquia, a meias com outra proposta.

«Preferi a amabilidade das pessoas da Turquia. Para mim, é um fator mais importante que as condições financeiras. Havia outro clube, mas não creio que teria sido tão feliz», respondeu, sem revelar.

Pepe chegou ao Real Madrid oriundo do FC Porto, na época 2007/08. E lá esteve até à temporada passada. Além da passagem pelo Marítimo, cumpre agora a primeira época no Besiktas, o quarto clube na carreira enquanto sénior.