* por Sofia Santos Amaral

Ljubinko Drulovic foi esta quinta-feira oficializado como novo selecionador da Macedónia, com contrato válido por dois anos e meio.

Ao Maisfutebol, o antigo futebolista de FC Porto e Benfica informou que o seu braço direito neste projeto é o português Luís Diogo, treinador do Trofense na época 2013/14.

«Vamos ingressar neste projeto juntos. É um excelente profissional, um treinador com muita qualidade. Vamos evoluir os dois», referiu Drulovic ao nosso jornal, poucas horas após a oficialização da sua entrada na federação macedónia.

O técnico, de 46 anos, confessou que recebeu o convite com «muita satisfação» e apontou as expectativas em relação ao novo desafio: «Acredito que vou vencer muitas vezes e fazer bons resultados».

No que diz respeito aos objetivos para este novo desafio, Drulovic afirma querer «melhorar a imagem da equipa» e torná-la «mais competitiva».
 

Imagem do jogo entre Macedónia e Espanha

No Grupo C da qualificação para o Euro2016, a Macedónia (105ª no ranking FIFA) soma apenas três pontos. Venceu o Luxemburgo e perdeu contra Espanha, Bielorrússia, Ucrânia e Eslováquia.

«A situação não é fácil. A seleção tem apenas uma vitória em cinco jogos. Queremos tornar a Macedónia um adversário bom e forte para as outras seleções».

O primeiro compromisso oficial da seleção agora treinada por Ljubinko Drulovic e Luís Diogo está agendado para o dia 14 de junho, na Eslováquia.

«Quero conseguir um bom resultado no primeiro jogo, é importante para ganhar confiança para continuar. Só dependemos de nós próprios».

SITUAÇÃO DA MACEDÓNIA NO GRUPO C (EURO16):

1. Eslováquia, 15 pontos (5 jogos)
2. Espanha, 12 pontos
3. Ucrânia, 9 pontos
4. Bielorrússia, 4 pontos
5. Macedónia, 3 pontos
6. Luxemburgo, 1 ponto

O contrato da dupla de treinadores é válido por dois anos e meio, estando a corrida para o Mundial2018 também no horizonte.

«Tenho muita ambição. O meu grande objetivo é acabar muito melhor do que o que estamos neste momento», concluiu Drulovic.

Depois de uma carreira riquíssima como futebolista, Ljubinko Drulovic iniciou-se como treinador em 2006, no Tourizense. Passou depois por FK Banat (Sérvia), NK Drava (Eslovénia), 1º Agosto (Angola) e seleções sub19 e A da Sérvia.

Luís Diogo, de 37 anos, passou por Penafiel, Gil Vicente, Al Shabab (Arábia Saudita) e Beijing Guoan (China). Na época passada foi o treinador principal do Trofense, na II Liga.