Sortes distintas para os portugueses em ação nesta primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Para além do natural destaque em torno do Rio Ave, que venceu em Gotemburgo (0-1), nota para vários jogadores envolvidos em partidas por essa Europa fora.

Cristóvão Ramos merece o aplauso. Marcou dois golos na vitória do Omonia frente ao Metalurg da Macedónia (3-0). O guarda-redes Moreira e Nuno Assis também foram titulares na equipa de Chipre.

Na República Checa, o Ol. Lyon garantiu uma goleada que decide praticamente a eliminatória (1-4). Anthony Lopes surgiu na baliza da formação gaulesa frente ao Mlada Boleslav.

Mário Felgueiras, que defendeu as redes do CFR Cluj, não teve igual sorte. O guardião português exibiu-se a grande nível mas o Dínamo Minsk venceu pela margem mínima (1-0). Camora foi igualmente titular no Cluj, enquanto Bruno Guima saltou do banco no decorrer do encontro.

O Petrolul, com Geraldo e Filipe Teixeira no onze, empatou em casa com o Viktoria Plzen (1-1).

Na Suíça, triunfo para os Young Boys (1-0) frente ao Ermis que apresentou João China e Paulo Pina como titulares. Fábio Tavares foi suplente utilizado na vitória do Atromitos perante o Sarajevo, fora de portas (1-2). Eddi Gomes saltou igualmente do banco no empate do seu Esbjerg frente ao Ruch Chorzów, na Polónia (0-0).

Confira todos os resultados da noite.