Em 2014, com apenas 20 anos, Bernardo Silva trocou o Benfica pelo Mónaco e agora, olhando para trás, o avançado diz que foi «a melhor decisão» que podia ter tomado.

«Estou muito feliz por ter ido para o Mónaco e orgulhoso dos três anos em que lá joguei», afirmou o internacional português em declarações à SFR Sport.

«A minha primeira grande experiência como jogador de futebol foi no Mónaco e estou muito orgulhoso de ter lá jogado e de ter trabalhado com um treinador como Leonardo Jardim, que me ensinou muito», frisou.

«No Mónaco aprendi quase tudo o que sei de futebol de alto nível porque foi lá que comecei a jogar na Liga dos Campeões, nos grandes jogos», disse ainda, deixando uma mensagem a Leonardo Jardim, treinador que lhe deu «a oportunidade de jogar num nível diferente». «Quero dizer obrigado. E da próxima vez que for ao Mónaco levo-te uma camisola», prometeu.

De França, Bernardo Silva rumou a Inglaterra para integrar a constelação de estrelas do Manchester City, onde a concorrência é grande.

«Quando vais para um clube como o Manchester City sabes que vai haver concorrência e que serão jogadores fantásticos. Se não queres essa concorrência, não vais para um grande clube. Ficas onde sabes que vais jogar. Mas eu quis experimentar uma coisa diferente, um desafio», afirmou, e garantiu: «Estou contente, mesmo não jogando sempre, mas já fiz 20 jogos como titular, não é nada mau»

Ao comando da formação que lidera a Premier League, está Pep Guardiola.

«Ao ver o trabalho que fez no Barcelona e no Bayern, dá vontade de jogar numa equipa dele», conta Bernardo Silva. «E também foi para poder jogar e aprender com ele que quis ir para o City».

«Aprendo bastante com Guardiola. É um treinador que percebe muito de futebol, mas também como pessoa trabalha muito bem com todos os jogadores. É bom ter um treinador como ele».