O Irão está no Mundial 2018, da Rússia, depois de bater esta segunda-feira a seleção do Uzbequistão por 2-0. A equipa de Carlos Queiroz somou a sexta vitória em oito jogos (ainda não sofreu qualquer golo) e tornou-se o terceiro finalista do torneio, depois do anfitrião Rússia e do Brasil.

Serdar Azmoun abriu o marcador ao minuto 23, ao passo que Mehdi Taremi fez o 2-0 a dois minutos do fim, confirmando o segundo apuramento seguido do Irão para um Mundial, algo inédito.

Carlos Queiroz está ainda numa onda melhor: já vai em três apuramentos seguidos (levou Portugal ao Mundial 2010) e tornou-se ainda o segundo selecionador a passar, com sucesso, quatro fases de apuramento, pois já tinha festejado com a África do Sul em 2002, igualando um feito que vinha dos anos 50, quando o inglês Walter Winterbottom levou o seu país aos Mundiais de 1950, 54, 58 e 62. 

Restam ainda duas jornadas na zona asiática e a Coreia do Sul, que tem ainda um jogo a menos é a grande favorita a garantir a outra vaga de apuramento direto.