O Fortuna Sittard, clube que joga no segundo escalão holandês, e onde jogam os portugueses Miguel Santos, Mica Pinto, André Vidigal e Lisandro Semedo, suspendeu o treinador Sunday Oliseh, antigo jogador nigeriano, por «atos inaceitáveis».

Em comunicado, o Fortuna Sittard diz que «as várias tentativas feitas pelo clube para encorajar uma mudança de comportamento no treinador não funcionaram, resultando numa situação impraticável», acrescentando que a suspensão não é motivada pelo atual rendimento da equipa», que sofreu quatro derrotas consecutivas, embora não exclua que os maus resultados possam resultar das atitudes do técnico.

«Os atos inaceitáveis do treinador tornaram impossível o trabalho entre muitas pessoas, desde jogadores a funcionários», diz o comunicado, que garante que o Fortuna Sittard «lamenta a decisão, mas o interesse do clube está acima de tudo». O clube explicou entretanto que recebeu queixas de várias pessoas, dizendo que se recusavam a continuar a trabalhar com o treinador.

Sunday Oliseh, que estava na formação holandesa desde dezembro de 2016, reagiu nas redes sociais. Confirmou a suspensão e diz que se deveu à sua «recusa em participar em atividades ilegais e violar a lei».

O clube reagiu entretanto e, em comunicado, diz que quer «refutar» as «alegações não substanciadas» e que vai «tomar as medidas legais necessárias». O Fortuna Sittard diz ainda que «não se revê nas acusações de Sunday Oliseh», que apelida de «graves» e diz que «não tinham sido feitas internamente antes».

Além disso, o Fortuna revela vai recorrer à federação holandesa para determinar se há justa causa para rescisão do contrato do treinador e diz que, «se Sunday Oliseh acredita realmente que há práticas ilegais, é de esperar que possam ser provadas nos procedimentos junto da federação».

Entretanto, foi anunciado que o português Cláudio Braga assume o comando interino. O técnico de 43 anos, que em Portugal comandou o Santa Clara e ocupou o cargo de adjunto no Vitória de Setúbal, trabalhou na Holanda nas camadas jovens de clubes como PSV, Feyenoord, FC Utrecht, Sparta de Roterdão e Excelsior. Estava agora nas camadas jovens do clube.

O Fortuna terminou em 17.º lugar (entre 20 equipas) na época passada, mas esta temporada é 3.º, a cinco pontos do líder, e a lutar pela subida.