Rony Lopes deixou o Benfica para ingressar no Manchester City na época 2011/2012, ainda com idade de juvenil. Chegou a Inglaterra, cumpriu o resto da formação e chegou às reservas do City.

Mas depois de três temporadas a jogar na equipa B, foi emprestado ao francês Lille. E é lá que realiza a primeira época como sénior.

À jornada 34 da Liga francesa, o médio luso-brasileiro soma 21 jogos, 16 deles a titular, três golos e três assistências.

Pelo caminho disputou a Taça de França, a pré-eliminatória e o play-off da Liga dos Campeões - este último frente ao FC Porto - e jogou na Liga Europa.

«Tem sido uma época muito positiva para mim. Tenho jogado, tenho feito golos e assistências. Ganhei a confiança do treinador e dos meus companheiros de equipa e os adeptos também me apoiam desde que cheguei», começou por dizer ao Maisfutebol.

No entanto, nem tudo tem corrido bem. No final de setembro teve uma lesão muscular e só regressou no início de novembro, ressentindo-se logo a seguir e parou até janeiro.

«Tirando isso, e levando em conta que é o meu primeiro ano como profissional, tem sido um ano fantástico para mim», justificou.

Por isso, considera que ter sido emprestado foi o melhor: «Sabia que precisava de qualquer coisa mais na minha carreira. Estive três anos a jogar na equipa de reservas do City e senti que tinha de dar um próximo passo. Fiz a opção certa em vir para o Lille.»
 

«Seria muito bom para mim jogar numa equipa como a do City»

Ainda assim, está em processo de renovação pelo clube inglês e, ainda que nada possa revelar, admitiu que gostava de ter uma oportunidade na equipa principal dos citizens.

«Seria muito bom para mim jogar numa equipa como a do City. Se voltar para lá e jogar, será muito bom, sem dúvida nenhuma.»

Mas «vamos ver o que vai acontecer». O certo é que sente que já ganhou ritmo para atuar numa liga tão exigente: «A Liga francesa é uma grande aprendizagem para a inglesa. É ótima para crescer e evoluir.»