O Mónaco terminou a Liga francesa na segunda posição, ao vencer no reduto do Troyes por 3-0, em jogo da 38ª e última jornada.

O português Rony Lopes foi a figura do encontro, ao apontar dois golos (22 e 71m). O primeiro na recarga a um remate de Falcao defendido por Zelazny, e o segundo com um remate cruzado de fora da área.

Rony saiu ao minuto 90, para a entrada de Jordi Mboula, que ainda teve tempo para apontar um terceiro golo para a equipa de Leonardo Jardim, que também deu a titularidade a João Moutinho.

Este resultado ditou a despromoção do Troyes, penúltimo classificado.

Na terceira posição, também com acesso à Liga dos Campeões, ficou o Lyon. A equipa do guarda-redes português Anthony Lopes, que cumpriu suspensão, bateu o Nice por 3-2.

Foi um duelo particular entre Memphis Depay, autor de um «hat trick» (48, 65 e 86m), e Alassane Plea, que bisou (18 e 88m) mas não evitou um desaire que afasta o Nice das competições europeias.

O Marselha derrotou o Amiens (2-1) e tem de contentar-se com o quarto lugar e consequente presença na Liga Europa (prova em que foi finalista este ano). O ex-benfiquista Kostas Mitroglou apontou o segundo golo da equipa de Rudi Garcia.

O português Rolando foi titular no eixo defensivo do Marselha mas saiu ao minuto 78.

Pedro Mendes foi titular no empate do Montpellier no reduto do Rennes (1-1), que já tinha garantido a qualificação europeia. A outra vaga ficou para o Bordéus, que goleou o já despromovido Metz (0-4).

O Lille já tinha a permanência garantida, mas nesta última jornada, com o português Edgar Ié no «onze», foi goleado em Saint Étienne (5-0).

Pedro Rebocho foi titular na derrota do Guingamp em Toulouse (2-1). O português saiu ao minuto 85, e com este resultado o Toulouse evitou a despromoção direta e vai disputar o playoff de permanência.