Cristiano Ronaldo passou a ser o jogador mais bem pago do mundo, de acordo com o «ranking» anual elaborado pela France Football. E José Mourinho mantém-se como o treinador que mais dinheiro ganha.

São portugueses os líderes deste «ranking», que a publicação francesa atualiza todos os anos, com base nos salários brutos, prémios e receitas publicitárias, neste caso relativos à época 2016/17.

A novidade é o primeiro lugar de Cristiano Ronaldo, que ultrapassou pela primeira vez Lionel Messi. O capitão de Portugal, melhor jogador do mundo em 2016, surge na lista com ganhos de 87.5 milhões de euros, contra 76.5 de Messi. O terceiro lugar do pódio é de Neymar, com 55.5 milhões, bem acima dos 41 milhões de Gareth Bale. Além dos dois jogadores do Real Madrid e outros tantos do Barcelona, o último lugar no «top 5» é ocupado por um jogador que está no futebol chinês: o argentino Ezequiel Lavezzi, a jogar no Hebei Fortune, com 28.5 milhões.

Entre os treinadores, José Mourinho chega aos 28 milhões de euros e o senhor que ocupa o segundo lugar também está na China. É o italiano Marcelo Lippi, atual selecionador chinês, com 23.5 milhões. O último lugar no pódio vai para um treinador que nem está no ativo esta época: Laurent Blanc, ex-Paris Saint Germain, com 20 milhões. Seguem-se Carlo Ancelotti, do Bayern Munique, com 15.8 milhões, e Pep Guardiola, no Manchester City, com 14.5 milhões.

A France Footbal, que publicará os dados completos do «Salário das estrelas» na sua edição de terça-feira, divulgou também o «top 5» do futebol francês, onde o mais bem pago passou a ser esta época Thiago Silva, do PSG, com 14.4 milhões. O segundo é Falcao, do Mónaco (13.6), o único jogador no «top 5» que não joga no PSG. O terceiro é Angel Di Maria (12.6), o quarto Marco Verratti (11.8) e o quinto Edinson Cavani (10.2).