Ficou concluída esta quinta-feira a primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa e oito jogadores portugueses continuam a sonhar com esse objetivo: Pedro Tiba, Romeu Torres, David Soares, Rúben Pinto, Tiago Rodrigues, Bikel, Bruno Vale e João Pedro até tiveram resultados diferentes esta noite, na segunda mão, mas em comum a qualificação.

O Lech Poznan (Polónia), com Pedro Tiba, perdeu por 2-1 ante o Gandzasar, na Arménia, mas apurou-se após vitória por 2-0 na primeira mão.

Romeu Torres, agora no Niedercorn (Luxemburgo), além de David Soares, apuraram-se com 2-1 no agregado, apesar da derrota caseira por 1-0 esta tarde, ante o Gabala (Azerbaijão).

Rúben Pinto, Tiago Rodrigues e Bikel, pelo CSKA Sofia (Bulgária), seguem em frente após vitória por 5-3 nos penáltis ante o Riga, na Letónia. Um desempate necessário pelo 1-1 da eliminatória.

Confira todos os resultados e apurados na 1.ª Pré-Eliminatória da Liga Europa

Bruno Vale e João Pedro, do Apollon (Chipre), eliminaram os lituanos do Stumbras, orientados por Mariano Barreto e onde jogam André Almeida, Jardel Nazaré, Agostinho Cá, Fábio Lopes, Miguel Sousa e António Belo. O Apollon venceu por 2-0 e deu a volta ao desaire inicial de 1-0.

Carlos Fonseca, ao serviço do Irtysh (Cazaquistão) foi eliminado ao perder por 1-0 em casa com o Trakai. Houve 0-0 no primeiro jogo.

O Anorthosis, com o português Mário Felgueiras, acabou afastado pelos golos fora: perdeu 1-0 na casa do Laç (Albânia) após vitória por 2-1 no Chipre.

Piores números para o Engordany (Andorra) dos portugueses Rafael Brito e Fábio Serra: derrota por 7-1 na visita ao Kairat Almaty (Cazaquistão) e eliminação com um agregado de 10-1.