Rostov e Lyon são as equipas que conseguiram os melhores resultados, para já, nos 16 avos de final da Liga Europa. O Tottenham é a desilusão. 

Começando pelo emblema russo. Goleou o Sparta Praga por 4-0 e está com um pé nos oitavos de final da competição. A expulsão de Konate, nos checos, foi o início do descalabro, apesar de o Rostov ter marcado o primeiro antes disso, por Mevlja. Contudo, a jogar contra 10 ficou mais fácil. Ao intervalo já estava 3-0, com golos de Poloz e Noboa e Serdar Azmoun fez o quarto já no segundo tempo.

Já o Lyon ganhou por menos mas conseguiu-o fora de casa, batendo o AZ em Alkmaar por 4-1. Anthony Lopes foi titular, mas foi Lacazette a figura do encontro, fazendo dois golos. Antes dele, já Lucas Tousart tinha marcado, sendo que o AZ apenas conseguiu reduzir de grande penalidade, através de Jahanbakhsh, mas não evitou que o Lyon ficasse ainda mais confortável com um golo de Jordan Ferri já em período de compensação.

Noutro jogo com portugueses em campo, o Astra Giurgiu evitou a derrota em casa com o Genk já ao cair do pano. Num jogo de parada e resposta, o emblema romeno, que teve Geraldo e Filipe Teixeira no onze, esteve duas vezes a perder (marcaram Timithy Castagne e Leandro Trossard), mas em ambas chegou ao empate, por Budescu e Takayuki Seto, este ao minuto 90.

A grande surpresa da noite acabou por ser, porém, a derrota do Tottenham frente ao Gent, carrasco do Sp. Braga na fase de grupos. Jeremy Perbet fez o único golo do jogo ao minuto 59 e os ingleses vão ter de dar a volta em Londres.

Por fim, outro ex-rival de equipas portuguesas, no caso o FC Porto, foi também feliz. Falamos do Copenhaga que foi à Bulgária vencer o Ludogorets por 2-1. Um autogolo de Anicet Abel aos 2 minutos começou a complicar a vida ao campeão búlgaro que pior ficou quando Toutouh fez o segundo aos 53 minutos. Contudo, já perto do fim, Keresu, reduziu e dá outra esperança para a segunda mão, onde o Copenhaga não contará com Jan Gregus que acabou expulso.