É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. O Manchester United está fora dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, mas soma vinte jogos sem perder. São dez vitórias e dez empates, o que remete José Mourinho para uma análise ambígua. O técnico português reconhece que o essencial é ter mais triunfos, mas diz que os empates lhe dão uma perspetiva animadora.

«É uma boa sensação não perdemos muitos jogos. É bom saber que temos uma fantástica série de 20 jogos sem perder. Sei, por exemplo, que dez empates são dez pontos. Cinco vitórias e cinco derrotas são quinze pontos. O que é melhor? Quinze pontos, claro. Mas para o futuro prefiro olhar para os dez empates em dez jogos», afirmou Mourinho, na antevisão do jogo com o Sunderland, do próximo domingo.

«Temos algo que não é fácil de conseguir. Somos muito sólidos mentalmente, difíceis de ser batidos. Temos uma mentalidade, uma resistência que não é fácil. Mas a realidade são os pontos, e claro que o melhor para nós seria ter cinco vitórias», sublinhou.

Se tivermos em conta o rendimento do Manchester United em casa, voltamos à história do copo meio cheio ou meio vazio. Os «red devils» só perderam um jogo em casa esta época (na Premier League), mas também só venceram seis (de dezasseis). José Mourinho quer mais, mas vê diferenças na postura dos adversários.

«Vi jogos nas épocas anteriores e os adversários vinham a Old Trafford a pensar que podiam vencer, a jogar aberto, olhos nos olhos. Muitas vezes o Man Utd venceu em contra-ataque, com golos do Martial ou do Rashford. É impossível agora jogarmos em contra-ataque. As equipas jogam em Old Trafford não para vencer, mas para não perder», acrescentou.

Mourinho acaba a Liga inglesa no top 4? Nem Neville acredita