Oficializado há poucos dias como novo técnico do Manchester United, José Mourinho esteve esta terça-feira a dar uma aula na pós-graduação em Treino de Futebol de Alto Rendimento, a Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.

O técnico de Setúbal aproveitou uma pausa para café a meio da manhã para conversar com os jornalistas e, apesar de ter sublinhado que está proibido de falar sobre assunto relacionados com o novo clube, ainda deixou escapar algumas ideias, como a possibilidade de atacar o mercado português no próximo defeso.

«Se vou levar reforços de Portugal? Nenhum, nenhum. Não vou levar nenhum daqui», afirmou Mourinho, que foi convidado ainda a comentar os elogios recentes que Zlatan Ibrahimovic lhe dirigiu. Os verdadeiros amigos elogiam sempre», disse, limitando-se a sorrir quando lhe foi perguntado se o avançado sueco, atualmente sem clube, vai juntar-se a ele no Manchester United a partir da próxima época.

José Mourinho falou ainda sobre o duelo com Pep Guardiola, que vai treinar o rival de Manchester. Os dois treinadores vão voltar a medir forças no mesmo campeonato depois de terem sido adversário durante dois anos em Espanha. O «special one» desvalorizou a reedição do mano-a-mano com o homólogo espanhol até porque, considerou, podia dar mau resultado.

«A minha experiência não me permite ser inocente. Estive com o Pep dois anos num campeonato onde o campeão era eu ou ele: ou o Real Madrid ou o Barcelona. Numa situação como essa as lutas individuais fazem sentido porque podem ter influência. [Mas] Se no campeonato inglês eu me focasse nele e no Manchester City e ele no Manchester United, era outro que ia ser campeão», disse.