O Chelsea conquistou a oitava Taça de Inglaterra do seu palmarés, neste sábado, ao vencer o Manchester United por 1-0, no Estádio de Wembley.

Um penálti de Eden Hazard, ao minuto 22, derrotou a equipa do técnico português José Mourinho, que assim continua com uma Taça de Inglaterra no currículo, conquistada precisamente com os «blues», em 2007.

Desta vez a festa foi de Antonio Conte, que contou com forte contributo belga, entre a segurança de Courtois e os rasgos de Hazard.

Eden começou a criar perigo logo ao minuto 9, com um remate traiçoeiro que obrigou David de Gea a defesa apertada. Depois, ao minuto 20, conquistou o penálti que acabaria por ser decisivo para a conquista do troféu: Hazard fugiu de Phil Jones a grande velocidade e depois, já na área, foi derrubado pelo central do Man Utd.

Os «red devils» procuraram assumir as despesas do jogo, e mesmo sem deslumbrar criaram algumas situações para chegar ao empate. O primeiro a reagir foi Pogba, com um remate de fora da área que saiu ligeiramente ao lado (29m), tal com um cabeceamento de Phil Jones ao minuto 45.

Na segunda parte a equipa de José Mourinho foi ainda mais perigosa, mas aí deparou-se com a segurança de Courtois, que negou duas vezes o golo a Rashford (56 e 71m) e uma a Matic (79m).

Mas a melhor defesa do belga até foi a um cabeceamento de Phil Jones, ao minuto 61. Alexis Sánchez marcou na recarga, mas em posição irregular assinalada pelo árbitro assistente.

Focado em segurar a vantagem enquanto espreitava o contra-ataque, o Chelsea só criou perigo na etapa complementar com um remate de Marcos Alonso que De Gea defendeu com o pé (70m).

Paul Pogba teve tudo para fazer o empate ao minuto 81, quando cabeceou completamente solto na área, mas a bola saiu ao lado e a taça ficou para o Chelsea, que não a erguia desde 2012.

[artigo atualizado]