Cristiano Ronaldo bisou no triunfo do Real Madrid em casa do Valência por 4-1, em jogo da 21.ª jornada da Liga espanhola.

Numa partida que começou com dois portugueses de início (CR7 do lado dos merengues e Guedes na equipa «che»), o Real adiantou-se no marcador aos 16 minutos. Depois de conduzir um contra-ataque, Ronaldo combinou com Marcelo e acabou rasteirado por Montoya na grande área. O avançado português converteu com frieza o castigo máximo, o centésimo convertido pelo português em toda a carreira.

Montoya e Ronaldo voltariam a estar ligados ao segundo golo dos merengues. Desastrado na abordagem a uma bola pelo ar, o lateral espanhol derrubou Benzema. Mais um penálti assinalado e batido com sucesso por Cristiano Ronaldo, que fez o 2-0 ao minuto 36 e tornou-se assim no jogador com mais penáltis batidos na Liga espanhola: 72 cobrados e 61 marcados, à frente do histórico Hugo Sánchez, com 56 marcados em 71 tentativas.

Com o trio BBC (Bale, Benzema e Cristiano) juntos de início no ataque pela primeira vez desde 23 de abril de 2017 (279 dias), os merengues venciam, mas evidenciavam os problemas que têm justificado o atípico 4.º lugar na Liga espanhola e o atraso enorme para o líder Barcelona.

Na segunda parte, já sem Gonçalo Guedes em campo (extremo saiu ao intervalo), Santi Mina relançou a partida ao minuto 58, com um desvio de cabeça na zona da pequena área.

A perder pela margem mínima, a equipa «che» instalou-se no meio-campo ofensivo e tentou tudo para chegar ao empate. Beneficiando da falta de clarividência alheia e de alguma sorte, os merengues sobreviveram aos assaltos do Valência e ganharam o ascendente do jogo no último quarto de hora, quando as forças começaram aparentemente a faltar aos anfitriões.

Já sem Bale e Benzema em campo e com Asensio e Lucas Vázquez, o Real passou a gerir o jogo com bola Marcelo deu a estocada final ao minuto 84, com um remate rasteiro que passou entre as pernas de Neto.

O Real ainda chegaria ao quarto, num remate colocado de Kroos após boa combinação com o recém-entrado Kovacic.

Com este resultado, o Real Madrid passa a somar 38 pontos na Liga espanhola e volta a depender de si próprio para chegar ao terceiro lugar que é ocupado pelo Valência, que está com 40 pontos mas um jogo a mais do que os merengues.