Tornaram-se célebres as taças de vinho tomadas entre José Mourinho e Sir Alex Ferguson após os clássicos de Inglaterra entre Chelsea e Manchester United.

Agora, o português está no clube de Old Trafford e Ferguson reformou-se. Não há copo de vinho entre dois velhos rivais, mas a tradição pode ser retomada, agora com Pep Guardiola, que se disponibilizou para um brinde com Mourinho após o dérbi da cidade de Manchester, agendado para este sábado.

«Se me convidar para tomar um copo de vinho depois do jogo, é claro que aceito», disse na conferência de imprensa de antevisão ao jogo grande da próxima jornada da Liga inglesa.

«Já disse muitas vezes que tenho muito respeito por Mourinho. Tento sempre aprender com os meus colegas e também aprendo com ele. A nossa rivalidade? É mais criada pelo media, que não podemos controlar», referiu Guardiola, lembrando que trabalhou com ele no Barcelona, quando Mourinho era adjunto de Bobby Robson.

Leia o que Mourinho disse sobre Guardiola

Para Guardiola, a faísca protagonizada entre os dois no passado está ultrapassada. «É verdade, o último período no Barcelona e no Real Madrid não foi fácil para nós, mas encontrámo-nos há umas semanas no encontro de treinadores da Premier League.» Machado de guerra enterrado e até houve direito a elogios a um... velho inimigo, com quem não teve uma convivência pacífica no Barcelona: Zlatan Ibrahimovic. «Tenho muito respeito pela carreira que tem tido. O que fez em todo o lado foi incrível. É um dos melhores jogadores. Alguns jogadores precisam de tempo para compreender as ligas, mas os melhores não. É o caso de Ibrahimovic.»

Sobre o adversário deste sábado à hora do almoço, Pep Guardiola disse estar à espera de uma partida difícil contra uma grande equida. «O United está melhor de jogo para jogo. O que me preocupa é o que a minha equipa vai dar. Claro que o Manchester United é uma grande equipa, uma das equipas com mais história na Premier League. Espero um jogo duro», concluiu.