O Mónaco garantiu a presença nos quartos-de-final da Taça da Liga francesa, ao eliminar o Lyon no desempate da marca de grande penalidade, após um empate a uma bola. Anthony Lopes defendeu duas grandes penalidades (uma no prolongamento e outra no desempate), mas acabou eliminado por Leonardo Jardim e por Bernardo Silva, o único jogador português do lado visitante, e com estatuto de titular.

O nulo persistiu até ao prolongamento, mas logo após o reatamento o Mónaco dispôs de uma grande penalidade, com Yannick Ferreira-Carrasco a permitir a defesa de Anthony Lopes (95m). Dois minutos depois, porém, o Mónaco marcou mesmo, e precisamente pelo belga de ascendência portuguesa.

O Lyon restabeleceu a igualdade ao minuto 105, com um golo do inevitável Alexandre Lacazette.

No desempate da marca de grande penalidade o português Anthony Lopes defendeu a primeira tentativa, de Toulalan, mas depois viu dois colegas falharem, e o Mónaco seguiu em frente.

A eliminatória entre Lille e Bordéus também foi decidida na marca de onze metros, após uma igualdade a uma bola. Sem Marcos Lopes, a equipa da casa foi mais feliz nos penáltis (6-5), frente à equipa de Tiago Ilori, que foi titular mas saiu no prolongamento (94m).

O Créteil Lusitanos, com Augusto a titular, foi eliminado na visita a Rennes (1-0).

Referência ainda para o PSG, que esteve a perder em Ajaccio mas venceu por três a um.